O programa de Residência Pedagógica: relato de experiência no ensino de língua inglesa em um colégio público Paranaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32461

Resumo

O presente trabalho é um relato baseado nas experiências vividas por uma graduanda do curso de Letras, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Programa de Residência Pedagógica no ensino de língua inglesa. Foi realizado nas turmas de 3º ano (ensino médio) em um colégio público. O programa visa induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do acadêmico na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso (CAPES,2018). Assim, a estudante relata a respeito do funcionamento do colégio, do desempenho e a forma de ensino da professora da classe, além de suas aprendizagens e seus desafios. São apresentadas considerações de autores, como LIBÂNEO (2012), SILVESTRE (2011) e WENGZYNSKI AND TOZETTO (2012). As experiências vivenciadas mostraram a relevância do programa para o desenvolvimento na formação de futuros professores, uma vez que ele contempla habilidades e competências que auxiliam na prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Bissi de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda do curso de Letras Português/Inglês e literaturas correspondentes na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Programa Residência Pedagógica de Língua Inglesa e foi integrante do jornal "O Consoante", gêneros em situação de escrita, na universidade supracitada. Além disso, desenvolveu dois Projetos de Iniciação Científica (PIC). O primeiro intitulado "O programa Paraná Fala Inglês em uma universidade pública paranaense: a visão de seus participantes", com foco no programa Paraná Fala Idiomas (PFI). O segundo PIC designado “O Vlog e o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos 8º e 9º anos”. Suas investigações se concentram nas áreas de formação de professores e ensino-aprendizagem de línguas.

Sandra Maria Coelho de Souza Moser, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1976), Mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e Doutorado pela Universidade do Estado de São Paulo (2005). Professora Associada C da Universidade Estadual de Maringá .Professora de Estágio Supervisionado IV de Língua inglesa. 

Downloads

Publicado

18-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência