Como uma estrela guia: o PIBID na visão de professoras em início de carreira de Corumbá-MS
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32538Resumo
Este artigo apresenta a pesquisa que investigou o impacto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na vida de professoras iniciantes, ex-PIBIDianas do curso de Pedagogia do Câmpus do Pantanal (CPAN), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Corumbá, Mato Grosso do Sul. Numa abordagem qualitativa, na pesquisa de campo utilizou-se de entrevista com roteiro semiestruturado com quatro professoras em início e carreira, egressas do PIBID Subprojeto Pedagogia/CPAN/UFMS. A análise dos dados apontou que a participação no PIBID alterou de forma positiva a vida das ex-bolsistas, ao trazer experiências construtivas em suas vidas tanto como acadêmicas, quanto na vida profissional, contribuindo na constituição docente ao articular os conhecimentos e saberes desenvolvidos no PIBID. Ressalta-se, portanto, o quanto programas como o PIBID, que fomentam a reflexão e prática da docência na relação universidade e escola são imprescindíveis na vida dos futuros professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.