Como uma estrela guia: o PIBID na visão de professoras em início de carreira de Corumbá-MS

Autores

  • Tatiane Zabala Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Edelir Salomão Garcia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Márcia Regina do Nascimento Sambugari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) https://orcid.org/0000-0003-4671-2102

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32538

Resumo

Este artigo apresenta a pesquisa que investigou o impacto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na vida de professoras iniciantes, ex-PIBIDianas do curso de Pedagogia do Câmpus do Pantanal (CPAN), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Corumbá, Mato Grosso do Sul. Numa abordagem qualitativa, na pesquisa de campo utilizou-se de entrevista com roteiro semiestruturado com quatro professoras em início e carreira, egressas do PIBID Subprojeto Pedagogia/CPAN/UFMS.  A análise dos dados apontou que a participação no PIBID alterou de forma positiva a vida das ex-bolsistas, ao trazer experiências construtivas em suas vidas tanto como acadêmicas, quanto na vida profissional, contribuindo na constituição docente ao articular os conhecimentos e saberes desenvolvidos no PIBID. Ressalta-se, portanto, o quanto programas como o PIBID, que fomentam a reflexão e prática da docência na relação universidade e escola são imprescindíveis na vida dos futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Zabala Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Pedagogia pela UFMS. Mestranda em Educação pelo PPGE/CPAN/UFMS. Professora da rede municipal de ensino da Prefeitura de Corumbá, MS.

Edelir Salomão Garcia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Professora Associada Aposentada da UFMS, Câmpus do Pantanal.

Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação do Câmpus do Pantanal (CPAN), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de estudos e pesquisa sobre formação e práticas docentes (Forprat). Coordenadora do Laboratório de estudos e pesquisa sobre formação e práticas docentes (Laforprat).

Downloads

Publicado

20-11-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência