Sequência didática em aulas de química: análise de percepções e aprendizagem sobre o tema polímeros

Autores

  • Lucicléia Pereira da Silva Universidade do Estado do Pará-UEPA http://orcid.org/0000-0002-5311-2407
  • Cássia de Paula Freitas da Silva
  • Edinelma Bispo Gomes
  • Eduardo de Almeida Coelho Secretaria Estadual de Educação do Pará/ SEDUC-PA

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32629

Resumo

O presente trabalho é fruto das ações de intervenção promovidas por bolsistas de Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Teve como objetivo avaliar o processo de ensino e aprendizagem de alunos do 3º ano do ensino médio sobre o tema polímeros, desenvolvido por meio de uma Sequência Didática (SD). A pesquisa realizada possui cunho qualitativo, sendo o material empírico analisado as respostas dos alunos obtidas por meio da aplicação de dois questionários com perguntas abertas. O primeiro contendo questões para levantamento de conhecimentos prévios e o segundo voltado para análise de conhecimentos construídos e/ou (re) elaborados após aplicação da SD. Fez-se uso da análise de conteúdo para categorização e interpretação das respostas. Os resultados alcançados demonstraram a efetividade das ações, reforçando a importância de incluir temáticas associadas ao cotidiano dos estudantes para promoção de um ensino de química contextualizado e dinâmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucicléia Pereira da Silva, Universidade do Estado do Pará-UEPA

Professora Assistente IV do Departamento de Ciências Naturais do Centro de Ciências Sociais e Educação -DCNA/CCSE-UEPA. Coordenadora de área do subprojeto de química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID.

Downloads

Publicado

18-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência