Ensino de História, Formação de Professores(as) e PIBID: o uso de HQs e Cartoons como possibilidade didático-pedagógico nas aulas de história

Autores

  • Antonio Alves Bezerra Universidade Federal de Alagoas
  • José Augusto Ferreira da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Roberta dos Santos Sodó Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32635

Resumo

O artigo discute a formação inicial e continuada de professores(as) de História à luz do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, utilizando-nos de reflexões e diálogos com o aporte teórico sobre a formação do/a professor(a)-historiador(a). Assim, focamos em uma das ações do subprojeto/História/UFAL (2015/2018), com destaque para a utilização de HQs e cartoons nas aulas de história enquanto metodologia de ensino na Educação Básica. Dialogaremos com a legislação e bibliografia sobre o PIBID, referenciais teóricos acerca da formação de professores e trechos de Relatórios de atividades desenvolvidas por estudantes de Iniciação à Docência e professores(as) supervisores(as) de área, chegando-se, assim, a conclusão das possibilidades que o Programa revela sobre a formação inicial e continuada de professores(as) de História não apenas no estado de Alagoas, mas no país. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Alves Bezerra, Universidade Federal de Alagoas

Professor do curso de Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em
História da Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões. Mestre e
doutor em História Social pela PUC/SP e coordenador do subprojeto
PIBID/História da UFAL, líder do Grupo de Estudos Ensino, História e Docência
(GEEHD).

José Augusto Ferreira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em História pelo PPGH/UFAL e Licenciado em História pela
UFAL/ICHCA, ex-bolsista do PIBID/UFAL/História (2017/2018) – Edital Capes
n o 061/203.Membro do Grupo de Estudos Ensino, História e Docência
(GEEHD).

Roberta dos Santos Sodó, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em História – Licenciatura (UFAL/ICHCA), ex-bolsista PIBID
(2017/2018 - Edital Capes nº 061/2013) e do Programa de Residência
Pedagógica/PRP (2018/2020 - Edital Capes nº 6/2018 ). Membro do Grupo de
Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade (GEPHGS) e do
Laboratório de Pesquisas e Práticas de Ensino de História (LAPPEHis).

Downloads

Publicado

18-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência