PIBID Química São Mateus/ES: o olhar dos envolvidos no projeto sobre a Formação Inicial de Professores

Autores

  • Ana Nery Furlan Mendes Departamento de Ciências Naturais/Centro Universitário Norte do Espírito Santo/Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0001-6488-5483
  • Kelly Grace Rizzi Siqueira
  • João Vitor Santana dos Santos
  • Otavio Broseguini Gomes
  • Giseli Will

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32648

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública educacional que se concretiza a partir da inserção dos estudantes de licenciatura nas atividades didático-pedagógicas da escola, orientados por um professor supervisor e um professor coordenador. O presente trabalho, de caráter qualitativo, aborda as relações entre a vivência no PIBID e a formação inicial dos bolsistas, a partir de narrativas construídas pelos participantes do subprojeto PIBID Química da Universidade Federal do Espírito Santo, campus São Mateus. O trabalho contextualiza a importância da experiência docente no contexto da escola e aborda as relações entre a Universidade e a escola de educação básica ao apresentar as narrativas produzidas pelos envolvidos no subprojeto sobre a prática e os significados atribuídos pelos participantes sobre a formação inicial e continuada. Pelas narrativas produzidas podemos destacar que o PIBID contribuiu na formação individual e profissional dos participantes, bem como ajudou a elevar a qualidade da formação inicial dos futuros professores de Química proporcionando-lhes oportunidades de planejar e aplicar experiências metodológicas e práticas docentes diferenciadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Nery Furlan Mendes, Departamento de Ciências Naturais/Centro Universitário Norte do Espírito Santo/Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Bacharelado em Química e Química Industrial pela UFRGS. Doutorado na área de Química Inorgânica pela UFGRS, com período sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona. Professora de Química do Departamento de Ciências Naturais, da Universidade Federal do Espírito Santo (campus São Mateus). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo (campus São Mateus). Possui projetos de pesquisa nas seguintes temáticas: Ensino de Química, Ensino de Ciências, Desenvolvimento de metodologias e materiais para o Ensino de Química, Ensino de Química para alunos com necessidades especiais.

Downloads

Publicado

20-11-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência