Adivinha quem é sobre a tabela periódica: o jogo como recurso didático no ensino de química no 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Janyne Soares Braga Pires CEUNES/UFES
  • Gilmene Bianco Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i10.32947

Resumo

No ensino de Ciências no 9º ano do ensino fundamental (EF), percebe-se que os alunos apresentam grande dificuldade no que tange a aprendizagem sobre a tabela periódica. Nesse sentido, nota-se a necessidade da utilização de estratégias de explanação diferenciadas que motivem o aluno e potencialize o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o jogo torna-se um importante recurso didático, pois promove a interação e comunicação entre os alunos e estimula o raciocínio lógico. Este trabalho apresenta um jogo intitulado “Adivinha quem é sobre a tabela periódica”, como uma estratégia pedagógica visando contribuir significativamente no processo de ensino e aprendizagem sobre os temas tabela periódica e elementos químicos. Com isso, o trabalho foi realizado em uma turma de 9º ano do EF de uma escola da rede estadual de São Mateus-ES Os resultados alcançados caracterizam a pesquisa como qualitativa e mostram a importância da utilização de recursos que facilitam o processo de ensino e formação dos alunos e aproximação do conteúdo estudado com o cotidiano.

 

Palavras-Chave: metodologias.ensino.química

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janyne Soares Braga Pires, CEUNES/UFES

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas no ano de 2017 pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e em Pedagogia no ano de 2019 pela Cruzeiro do Sul. Pós-graduada em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Alfa América no ano de 2018. Pós-graduanda em Análises Clínicas e Microbiologia pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no ano de 2021

Gilmene Bianco, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em química pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Relatos de experiência