Adivinha quem é sobre a tabela periódica: o jogo como recurso didático no ensino de química no 9º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i10.32947Resumo
No ensino de Ciências no 9º ano do ensino fundamental (EF), percebe-se que os alunos apresentam grande dificuldade no que tange a aprendizagem sobre a tabela periódica. Nesse sentido, nota-se a necessidade da utilização de estratégias de explanação diferenciadas que motivem o aluno e potencialize o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o jogo torna-se um importante recurso didático, pois promove a interação e comunicação entre os alunos e estimula o raciocínio lógico. Este trabalho apresenta um jogo intitulado “Adivinha quem é sobre a tabela periódica”, como uma estratégia pedagógica visando contribuir significativamente no processo de ensino e aprendizagem sobre os temas tabela periódica e elementos químicos. Com isso, o trabalho foi realizado em uma turma de 9º ano do EF de uma escola da rede estadual de São Mateus-ES Os resultados alcançados caracterizam a pesquisa como qualitativa e mostram a importância da utilização de recursos que facilitam o processo de ensino e formação dos alunos e aproximação do conteúdo estudado com o cotidiano.
Palavras-Chave: metodologias.ensino.química
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.