O professor e a educação inclusiva: analisando a realidade escolar e formação com enfoque na perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA)

Autores

  • Alessandra Boldrini Monechi Faculdade Vale do Cricaré
  • Luana Guisso Faculdade Vale do Cricaré

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i10.33082

Resumo

Este estudo é um recorte da dissertação de mestrado “A Formação do Professor na Perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)” e tem como objetivo investigar a contribuição da aproximação das práticas pedagógicas de educadores da classe regular com aquelas voltadas para a inclusão do aluno público-alvo da educação especial, numa Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio localizada no município de Linhares/ES. O presente estudo de caso foi realizado por meio de uma abordagem de coleta de dados mista e a técnica selecionada para este fim foi a aplicação de um questionário online aos sujeitos da pesquisa, visando conhecer não só suas experiências pedagógicas, acerca da educação inclusiva no locus da pesquisa, mas também suas demandas, anseios e expectativas. A partir da análise dos resultados, é possível perceber indícios de um cenário favorável para trabalhar com a abordagem do Desenho Universal da Aprendizagem como possibilidade de inclusão escolar nesta escola, tendo em vista o elevado percentual de manifestações positivas sinalizando o desejo dos profissionais por processos formativos para a educação especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Boldrini Monechi, Faculdade Vale do Cricaré

Pedagoga e Professora de história, nascida em 18/08/1974, em Colatina/ES. Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação (Faculdade Vale do Cricaré) e pós graduada em administração, educação de jovens e adultos e educação infantil e séries iniciais

Luana Guisso, Faculdade Vale do Cricaré

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitações em: Supervisão Escolar, Educação Infantil e Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz (2001). Doutoranda em História Social das Relações Políticas pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Educação Ambiental pela Faculdade de Aracruz. Especialista pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz em: Psicopedagogia, Gestão de Recursos Humanos e Pedagogia Empresarial. Atualmente é Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação Regional da Faculdade Vale do Cricaré de São Mateus (ES), Professora de Didática Geral do curso superior de Educação Física e Pedagogia e Educação das Relações Étnico-Raciais do curso superior de Engenharia de Produção todos da Faculdade Vale do Cricaré de São Mateus (ES).

Downloads

Publicado

30-06-2021

Edição

Seção

Artigos