Cinquenta anos de pedagogia da alternância no Brasil: conflitos e desafios

Autores

  • Paolo Nosella Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.33417

Resumo

O presente trabalho busca relatar o processo histórico de origem da pedagogia da alternância no mundo e no Brasil, enfatizando como o movimento dos CEFFA’s contribuem para a formação geral do ser humano. Inicialmente o texto realça o contexto político da Alternância no estado do Espírito Santo, no ano de 2016, a partir das investidas do Estado sobre este movimento, interferindo no seu funcionamento, justificado, também, pela não compreensão da articulação dos tempos e espaços de formação. É caracterizado uma escola em pedagogia da alternância, a partir dos princípios inspiradores dos CEFFA’s e dos Instrumentos didático-pedagógicos, como possibilidades de resistência à invasão do Capital no campo. Ao final, como possibilidade de ampliar o processo de formação dos sujeitos envolvidos na Pedagogia da Alternância, além de preservar o germe desta proposta, propõe a criação de Centro Pedagógico Nacional.

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Biografia do Autor

Paolo Nosella, Universidade Federal de São Carlos

Paolo Nosella licenciou-se em Filosofia na Itália, onde nasceu em 1942. Em
1967, veio ao Brasil para trabalhar em educação popular na criação das
primeiras escolas da Pedagogia da Alternância. Fez mestrado e doutorado em
Filosofia da Educação na PUC/SP. É professor titular em Filosofia da Educação na Universidade Federal de São Carlos/SP (UFSCar). Aposentado, atua na mesma como colaborador do PPGE.
É pesquisador Sênior do CNPq. Autor dos livros: Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil ( EDUFES, 2013), Instituições escolares por que e como pesquisar (Alínea Editora, 21- o13), Ensino Médio à luz do pensamento de Gramsci ( Alínea Editora, 2016), A escola de Gramsci (5ª edição ampliada, Cortez Editora,

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Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil