Cinquenta anos de pedagogia da alternância no Brasil: conflitos e desafios
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.33417Resumo
O presente trabalho busca relatar o processo histórico de origem da pedagogia da alternância no mundo e no Brasil, enfatizando como o movimento dos CEFFA’s contribuem para a formação geral do ser humano. Inicialmente o texto realça o contexto político da Alternância no estado do Espírito Santo, no ano de 2016, a partir das investidas do Estado sobre este movimento, interferindo no seu funcionamento, justificado, também, pela não compreensão da articulação dos tempos e espaços de formação. É caracterizado uma escola em pedagogia da alternância, a partir dos princípios inspiradores dos CEFFA’s e dos Instrumentos didático-pedagógicos, como possibilidades de resistência à invasão do Capital no campo. Ao final, como possibilidade de ampliar o processo de formação dos sujeitos envolvidos na Pedagogia da Alternância, além de preservar o germe desta proposta, propõe a criação de Centro Pedagógico Nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.