TIC e Educação em Química: análise das publicações nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química entre 2008 a 2018

Autores

  • Geovane de Melo Leal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Davi da Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Dihêgo Henrique Lima Damacena Universidade Federal do Piauí
  • Herbert Gonzaga Sousa Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i10.35234

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise dos trabalhos publicados na linha temática Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino (TIC) nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), entre 2008 a 2018. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico e tem como objetivo apresentar um levantamento dos trabalhos publicados na temática TIC nas últimas seis edições do ENEQ, visando mapear e analisar como a temática vem sendo debatida na área de ensino de Química. Observou-se que, ao longo das edições, houve um aumento expressivo de pesquisadores que sinalizam para novas discussões e debates no meio acadêmico e científico acerca da temática TIC como possibilidade educacional no ensino de Química no decorrer dos encontros. Além disso, foram apresentados, ainda, os níveis de ensino em que eram abordadas as pesquisas. Foi possível identificar que a temática TIC está cada vez mais presente nas salas de aulas e alcança diferentes níveis de escolaridade, do Ensino Fundamental aos cursos de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovane de Melo Leal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Metodologia do Ensino de Química pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Pós-Graduando em Educação e Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Davi da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Mestre e Doutor em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Dihêgo Henrique Lima Damacena, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Química Analítica pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ-UFPI).  Doutorando em Química pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Programa de Pós Graduação em Química (PPGQ), na área de Físico Química.

Herbert Gonzaga Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Possui Mestrado em Química na área de Bioprospecção fitoquímica pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Artigos