Ensino no teatro on-line

relatos de experiências

Autores

  • Maria Neide Batista de Oliveira Instituto Federal do Ceará
  • Hertenha Glauce da Silveira Queiroz UNIFOR
  • Francisco Nágilo de Queiroz Menezes IFCE

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i7.35779

Resumo

O presente artigo apresenta as experiências vividas nos anos de 2020 e de 2021 por professoras do ensino de teatro da rede pública, da rede privada do ensino fundamental e de curso livre através de aulas remotas e/ou híbridas, durante o período da pandemia da Covid-19, em Fortaleza. O objetivo é entender as diversas realidades que interferem, diretamente, nos resultados do processo de ensino. Aborda as metodologias utilizadas na produção das aulas on-line de teatro e elabora breves reflexões sobre as reações e ações dos alunos diante das adaptações das aulas para o formato virtual e/ou híbrido. Apresenta ainda, reflexões das professoras diante da necessidade de readaptar suas aulas, bem como, reflete sobre as diferentes realidades de cada campo de atuação das docentes presentes neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Neide Batista de Oliveira, Instituto Federal do Ceará

Neide Oliveira é especialista em Arte e Educação pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ) em 2020, professora de teatro infantil e educadora musical. Atua na área artística em Fortaleza desde de 2010. Formada pelo Curso de Princípios Básicos (CPBT) do Theatro José de Alencar (2015). É aluna do curso de Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e membro do Grupo de Pesquisa em Arte e Educação IARTEH, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atriz, diretora, produtora e dramaturga do Grupo Avia de Teatro desde de 2017.

Hertenha Glauce da Silveira Queiroz, UNIFOR

Mestre em Arte e Educação (Uab-PT), com Especialização em Arte e Educação (CEFET-CE), licenciada em História (UFC). Dirige Grupos de Teatro e é professora de teatro na Educação Fundamental, pela rede de ensino privada, em Fortaleza. hertenha@unifor.br

Francisco Nágilo de Queiroz Menezes, IFCE

Graduando em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Downloads

Publicado

19-11-2021