Componente Curricular Arte

as linguagens artísticas e o ensino não-presencial em tempos de Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i7.35885

Resumo

Este ensaio se propõe a refletir sobre a presença das linguagens artísticas artes visuais, dança, música e teatro do Componente Curricular Arte no contexto do Regime Especial de Atividades Não-Presenciais (REANP) da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG), implementado devido à Pandemia do COVID-19. Analisado sob a perspectiva da atuação artístico-docente, pretende-se dimensionar a presença e as abordagens das linguagens artísticas em 2020 no desenvolvimento de habilidades do componente curricular por meio da análise do documento Planos de Estudos Tutorado (PET) do REANP SEE-MG. Lançando mão de metodologias quali-quantitativas vale-se da Análise de Conteúdo Temática Categorial (BANDIN, 2011) para examinar de quais maneiras as linguagens artísticas têm tido condições de figurar no ensino de Arte para além da primazia histórica das artes visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz de Sousa, UFMG

Andre Sousa, artista-professor-pesquisador de Dança, mestrando em Artes no Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG (Conceito 6), na linha de Ensino-Aprendizagem em Arte, sob orientação do Dr. Arnaldo Leite de Alvarenga. Graduado em Licenciatura em Dança pela Escola de Belas Artes UFMG, graduação-sanduíche em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Portugal) realizado no âmbito do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias do Nascimento (Capes-MEC). Atuou como Professor-Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID-CAPES). Integrante-idealizador do Coletivo EnegreSer, que desenvolve formações e ações educativas-estéticas para as relações étnico-raciais na dança. Membro associado da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as). Pesquisa metodologias de ensino e processos de ensino-aprendizagem de dança na perspectiva da interculturalidade e descolonização do currículo.

Arnaldo Leite de Alvarenga, UFMG

Formou-se em Dança no Trans-Forma Centro de Dança Contemporânea (BH) e em Leitura Corporal no Núcleo de Terapia Corporal (BH). É coreógrafo, professor e pesquisador de Dança; recebeu prêmios como bailarino, coreógrafo e roteirista do Minc-Inacem (1986), Prêmio Cauê (1990), bem como os Prêmios Klauss Vianna para Dança da FUNARTE em 2006 e 2009. No campo acadêmico, graduou-se em Geologia pela UFMG (1981); é Mestre (2002) e Doutor (2009) na Linha de História da Educação pela FAE – UFMG. Atualmente é docente do Curso de Graduação em Teatro e da Licenciatura para Dança da EBA – UFMG. Foi coordenador do Curso de Dança - Licenciatura da EBA/UFMG (gestão 2010 - 2019), foi Presidente da ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (gestão 2013-2014). Pertence ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) EBA-UFMG. Tem publicações nos campos de Estudos Corporais e História e Memória da Dança

Downloads

Publicado

19-11-2021