Formação continuada de professores

visão docente acerca da formação oferecida pela rede municipal de ensino de um município do interior do estado do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.36687

Palavras-chave:

Visão docente; Formação Continuada; Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo teve, como objetivo geral, investigar a formação continuada docente ofertada pela rede municipal de ensino de um município do interior do estado do Espírito Santo, tendo como base a visão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica realizada por meio de material já publicado, constituído por livros, artigos científicos e documentos oficiais referentes ao assunto em questão tendo, como principais autores, Libâneo (2018), Nóvoa (2009) e Carvalho (2006). Além de pesquisa de campo, por meio de entrevista com a responsável pelo Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (SEME) e questionários aplicados aos professores que atuam em cinco diferentes escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Os professores citam a necessidade da formação continuada transpor a teoria na prática do cotidiano escolar. Dessa forma, é preciso que as vozes dos professores sejam consideradas quando da implementação das formações continuadas. Elas precisam ainda observar a realidade e a diversidade do contexto escolar, tendo em vista que a formação desenvolvida de forma significativa, é de extrema importância para todo o ambiente escolar.

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Publicado

26-12-2024