Narciso Telles

Um artista na docência e um docente na arte

Autores

  • Osvanilton Conceição Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Gessé Araújo Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Roberta Moratori Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fernando Leão Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Narciso Telles Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Para somar às reflexões trazidas neste dossiê temático intitulado Nas Tramas do Ensino de Artes: Experimentações e Expectações em Tempos de Distopia, nós, editora e editores do referido dossiê, convidamos o artista-docente-pesquisador Narciso Telles que firmou a sua valiosa participação através desta entrevista em que nos conta da sua carreira, de alguns dos seus trabalhos artísticos e da sua articulação entre a arte e a docência

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osvanilton Conceição, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Ator, diretor teatral e artista-docente-pesquisador com interesse em Teatro de Rua, Teatro de Formas Animadas, Máscaras Expressivas, Teatro Negro Brasileiro, Danças Populares Regionais e Arte-educação. Atualmente faz parte do corpo docente dos Cursos de Licenciatura em Artes Cênicas, Licenciatura em Dança e Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

Gessé Araújo , Universidade Federal do Sul da Bahia

Professor, ator e pesquisador. Doutor e mestre em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA); graduação em Licenciatura em Teatro (UFBA). Investiga os contextos formativos, bem como o acesso à formação inicial e continuada de professores/as de Teatro da educação básica pública. É professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (CPF/Teixeira de Freitas).

Roberta Moratori, Universidade Federal do Espírito Santo

Atriz, teatro-educadora e pesquisadora. Mestra em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, especialista em Pedagogia da Arte na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, bacharela e licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. 

Fernando Leão , Universidade Federal do Sul da Bahia

Professor Assistente na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), do Campus Paulo Freire. Possui Graduação em Licenciatura em Teatro (IFCE) e em Tecnologia em Artes Cênicas (IFCE), Especialização em Cultura Popular, Arte e Educação do Campo (UFCA) e Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (UNILAB).

Narciso Telles, Universidade Federal de Uberlândia

Teatreiro, ator e diretor. Pós-Doutor em Teatro (UDESC, 2012), (UAM/Universidad Castilla de la Macha, 2017 - Programa Estágio Sênior/CAPES). É professor do Curso de Teatro (licenciatura e bacharelado), do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Mestrado Profissional em Artes na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFU e no PPGAC/UFMA. Pesquisador do CNPq e do GEAC/UFU. Tem estudos, publicações e prática artística na área de Artes/Teatro, com ênfase em Interpretação/Atuação/Improvisação; Pedagogia do Teatro e Cena Contemporânea; Artes do Corpo e Educação. Membro do Núcleo 2 Coletivo de Teatro -Uberlândia-MG. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), gestão 2015 -2016.

Downloads

Publicado

19-11-2021