Investigações sobre o whatsapp nos processos de ensino e de aprendizagem

refletindo sobre o uso das tecnologias digitais durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.37087

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Tecnologias digitais, Aprendizagem móvel, Pandemia da Covid-19

Resumo

Este artigo é um recorte para a dissertação de mestrado e tem como objetivo realizar uma revisão de literatura acerca de trabalhos que utilizam o WhatsApp para interação discursiva entre professores de Matemática e alunos no processo de ensino e aprendizagem, visando promover um panorama sobre o tema no período de 2019 a 2020. Durante esse período, o cenário educacional passou por transformações devido a pandemia da COVID-19, e as tecnologias digitais passaram a ser utilizadas cada vez mais para o desenvolvimento das atividades educacionais. Os resultados mostram que o uso das tecnologias móveis podem contribuir para a aprendizagem em Matemática, onde os alunos têm a possibilidade de aprender em qualquer lugar e a qualquer momento, diante de seus interesses e que o WhatsApp permite a criação de um ambiente de aprendizagem colaborativa, além de aproximar professores e alunos no contexto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Bayerl Cesana, UFES

Mestranda pela Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica, ES.  

Fernando Dalbó Durães

Graduado em Licenciatura em Química – Centro Universitário São Camilo (CUSC). Mestrando pela Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica, ES.

Valdinei Cezar Cardoso, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Artigos