Leitura das ilustrações de “Barbazul” de Anabella López e os novos significados desse conto na contemporaneidade

Autores

  • Fernanda Aparecida Rafael Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ouro Branco
  • Denise Giarola Maia Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37559

Palavras-chave:

Contos, Tradição oral, Literatura, Multimodalidade, Barbazul

Resumo

O presente trabalho tem como temática o letramento literário do livro ilustrado e os contos infantis clássicos ou tradicionais que são conhecidos pelas crianças, antes mesmo de elas ingressarem na escola. Os contos tradicionais foram copilados por escritores como Perrault, irmãos Grimm e Andersen, que ficaram popularmente conhecidos como autores de histórias para o público infantil. Na atualidade, observa-se um retorno a esses contos que são recriados de acordo com os questionamentos da sociedade e com os ideais de uma formação leitora crítica e emancipadora. Assim, o objetivo, neste trabalho, foi o de analisar as ilustrações da obra “Barbazul” (2017) de Anabella López, interpretando as escolhas feitas pela autora/ilustradora, a fim de identificar como ela cria novos significados para esse conto originalmente escrito por Perrault. Para isso, foi realizada uma revisão literária sobre as narrativas primordiais, sobre o contexto histórico em que a história de “Barba Azul” foi criada e sobre os significados simbólicos do conto. Em seguida, foram descritas, com base nos estudos da Semiótica Social e da Multimodalidade, as categorias da metafunção representacional no visual, por meio das quais as ilustrações do livro “Barbazul” foram analisadas. Por fim, os dados da análise mostram que López (2017) criou uma obra nova, na qual busca subverter a moral do conto original e os preceitos patriarcais, além de prestar uma homenagem às mulheres vítimas do feminicídio.

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Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Rafael, Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ouro Branco

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Ouro Branco.

Denise Giarola Maia, Instituto Federal de Minas Gerais

Professora do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Branco), onde atua nos diversos níveis e modalidades de ensino, na educação básica e na superior. Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Viçosa (2009), mestrado em Teoria Literária e Critica da Cultura pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2012) e doutorado em Estudos linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018).

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Publicado

18-08-2022