Letramento Crítico na Base Nacional Comum Curricular:

uma análise do componente Língua Portuguesa

Autores

  • Ana Paula de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37894

Palavras-chave:

BNCC, Língua Portuguesa, Letramento Crítico

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar três Competências Específicas que atravessam as habilidades preconizadas para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, a fim de verificar como os princípios do Letramento Crítico se revelam no documento normativo. Para tanto, recorre-se às concepções de Letramento Crítico discutidas por Jordão (2013), Menezes de Souza (2011) e Monte Mór (2015) e aos estudos sobre letramentos, novos letramentos e multiletramentos realizados por Rojo (2009, 2012, 2016), Soares (2002), e Street (2007). Trata-se de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa (ALVES, 1991; LE GOFF, 1997; LUDKE; ANDRÉ, 1986), situada no campo disciplinar da Linguística Aplicada. Na análise, constata-se que as aprendizagens descritas nas Competências Específicas incorporam premissas da abordagem pedagógica propostas pelo Letramento Crítico, ainda que esse conceito não apareça explicitamente no texto do documento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Goiás (2021) e mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2012). Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás (2004). Atualmente ocupa o cargo de revisora de textos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Referências

ALVES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 71, p. 55-61, maio, 1991. Disponível em:

http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/cp/article/view/1042. Acesso em: 10 mar. 2021.

BIONDO, F. P. As diferentes versões de uma história única: a polêmica a respeito do livro didático por uma vida melhor e os estudos do (s) letramento(s). Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 51, n. 1, p. 245-260, jan./jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tla/v51n1/v51n1a13.pdf. Acesso em: 14 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF:

MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 27 jan. 2022.

GRUPO DE NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuros Sociais. Trad. de Deise Nancy de Morais, Gabriela Claudino Grande, Rafaela Salemme Bolsarin Biazotti, Roziane Keila Grando. Revista Linguagem em Foco, v. 13, n. 2, 2021. p. 101-145. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5578. Acesso em 5 jul. 2021.

JORDÃO, C. M. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico – farinhas do mesmo saco? In: C. H. Rocha; R. F. Maciel (org.) Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Ed Pontes, 2013. p. 69-90.

LE GOFF, J. História e memória. Trad. Bernardo Leitão et al. 7. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In: LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. (org.). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. p. 25-44.

MAGNANI, H. Um passo para fora da sala de aula: novos letramentos, mídias e tecnologias. Curitiba: UFPR, Revista X, v. 1, p. 1-18, 2011.

MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F.; ARAÚJO, V. A. (org.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011. p. 128140.

MONTE MÓR, W. Crítica e Letramentos Críticos: Reflexões Preliminares. In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. (org.) Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015. p. 31-50.

RICOEUR, P. Da Interpretação. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1977.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagem na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11- 31.

ROJO, R. Novos letramentos, tecnologias, gêneros de discurso. In: SOUZA, S. e SOBRAL, A. (org.). Gêneros entre o texto e o discurso: questões conceituais e metodológicas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. p. 127-149.

ROJO, R. Entre plataformas, odas e protótipos: novos multiletramentos em tempos de web. The ESPecialist: descrição, ensino e aprendizagem, v. 38, n. 1 jan-jul, 2017.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/zG4cBvLkSZfcZnXfZGLzsXb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 dez. 2021.

STREET, B. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Trad. Marcos Bagno. São Paulo, SP, Filologia linguística do português, n. 8, p. 465-488, 2006. Disponível em:

https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59767. Acesso em: 2 dez. 2021.

TAGATA, W. M. Letramento crítico, ética e ensino de língua inglesa no século

XXI: por um diálogo entre culturas. RBLA, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 379- 403, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/mqgsvHTcjQbm4HYnqbhHtKk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 dez. 2021.

Downloads

Publicado

18-08-2022