Letramento Crítico na Base Nacional Comum Curricular:

uma análise do componente Língua Portuguesa

Autores

  • Ana Paula de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37894

Palavras-chave:

BNCC, Língua Portuguesa, Letramento Crítico

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar três Competências Específicas que atravessam as habilidades preconizadas para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, a fim de verificar como os princípios do Letramento Crítico se revelam no documento normativo. Para tanto, recorre-se às concepções de Letramento Crítico discutidas por Jordão (2013), Menezes de Souza (2011) e Monte Mór (2015) e aos estudos sobre letramentos, novos letramentos e multiletramentos realizados por Rojo (2009, 2012, 2016), Soares (2002), e Street (2007). Trata-se de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa (ALVES, 1991; LE GOFF, 1997; LUDKE; ANDRÉ, 1986), situada no campo disciplinar da Linguística Aplicada. Na análise, constata-se que as aprendizagens descritas nas Competências Específicas incorporam premissas da abordagem pedagógica propostas pelo Letramento Crítico, ainda que esse conceito não apareça explicitamente no texto do documento. 

Biografia do Autor

  • Ana Paula de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

    Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Goiás (2021) e mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2012). Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás (2004). Atualmente ocupa o cargo de revisora de textos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

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Publicado

18-08-2022