Primeiros passos em direção aos multiletramentos:
um roteiro de perguntas para o professor de linguagens
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37968Palavras-chave:
BNCC, Leitura crítica, Ensino aprendizagem, MultiletramentosResumo
O que falta para que todas as aulas de linguagem sejam verdadeiras atividades linguageiras, de letramento e interessantes para os estudantes? Falta vontade do professor? Não, não é essa a causa, pois percebemos mudanças e interesse do professor em diversificar suas aulas. Por exemplo, Dias-Trindade et al (2020) realizaram um interessante confronto de informações de estudantes brasileiros que participaram do PISA (2018). Desses estudantes, 51% responderam que seus professores utilizaram recursos digitais nas aulas. Esse dado foi corroborado pela mesma porcentagem de professores brasileiros, exatamente 51%, que disseram à pesquisa de Dias-Trindade et al (2020) já terem desenvolvido atividades em ambientes digitais com seus alunos.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. A máquina do mundo. In: ANDRADE, C. D. Claro Enigma. 10ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1995. p.121-124.
BATISTA Jr, José Ribamar, PEIXOTO, Gercivaldo Vale, LIMA-NETO, Vicente. Práticas de letramento, tecnologias digitais e gêneros discursivo no ensino médio técnico. Revista do GELNE, v. 23, número 1, 2021.
BEZEMER, J.; KRESS, G. Multimodality, Learning and Communication. Routledge, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais DCN. Brasília: MEC/SEF, 2013.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pcn/portugues.pdf Acesso em 30/03/2022.
BUNZEN Jr. Clécio. Diálogos com a educação básica. Youtube, 15 abr. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B1G63EG1oOI. Acesso em: 21 abr. 2022.
CANI, Josiane B. Letramento digital de professores de língua portuguesa: cenários e possibilidades de ensino e de aprendizagem com o uso das TDIC. Faculdade de Letras da UFMG, 2019. (Tese de doutorado).
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: New Literacies, New Learning. Pedagogies: An International Journal, v. 4, p.164-195, 2009. Disponível em: <http://newlearningonline.com/_uploads/pedagogiesm-litsarticle.pdf>. Acesso em: 24 out. 2020.
COSCARELLI, C. V.; COIRO, J. Reading multiple sources on-line. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.17, n.3, p.745-771, set./dez. 2014. Disponível em http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/1147 . Acesso em: 30 out. 2019.
COSCARELLI, C. V.; CORRÊA, H. T. As boas influências: Pedagogia dos Multiletramentos, Paulo Freire e BNCC. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 20–32, 2021. Acesso em: 1 abr. 2022.
DIAS-TRINDADE et al. O ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspectiva dos docentes. Revista Tempos e espaços em educação. v.13, n. 32, e-14426, jan./dez.2020. Acesso em: 20 abr. 2022
DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
FAIRCLOUGH, N. Critical Discourse Analysis. London: Longman, 1995.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 1970.
FREIRE. Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1982.
GEE, James. P. Ideology in Discourses. London: Taylor & Francis, 1994. 49-70.
HOBBS, Renee. Digital and media literacy: connecting culture and classroom. USA: Corwin, 2011.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Rio de Janeiro: UNESP, 1991.
GUALBERTO, Clarice.; KRESS, G. Contemporary landscapes of visual and digital communication: the interplay of social, semiotic, and technological change. In: The sage handbook of visual research methods (pp. 574-590). SAGE Publications, Inc., 2019.
KALANTZIS, Mary, COPE. Learning by design. 2 ed. Melbourne: Common Ground. 2016. 295 p.
KALANTZIS, M., COPE, B., PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Editora Unicamp, 2020.
KERSCH Dorotea F., COSCARELLI Carla V., CANI Josiane B. Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores. 2016.
LEVY, Pierre. Tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34. 1993. 203 p.
LIMA-NETO, Vicente de. Meme é gênero? Questionamentos sobre o estatuto genérico do meme. Revista Trabalhos em linguística aplicada. Campinas, n(59.3): 2246-2277, set./dez. 2020. Acesso em: 20 abr. 2022.
MAZUR, Luciana C. S. Práticas de leitura em ambientes digitais: análise de atividades do site do Redigir (UFMG) sob a ótica do letramento digital. Faculdade de Letras da UFMG, 2021. (Tese de doutorado)
MONTE MÓR, Walkyria. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes, 2013. p. 31-50.
NAVAS, E. 2008. Remix: the bond of repetition and representation. Disponível em: https://museudememes.com.br/collection/nazare-confusa. Acesso em: 20 dez. 2020. s/p.
NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, Harvard, Spring, 1996.
OCDE. ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. PISA 2018 Technical Report. Paris: Organization for Economic Co-Operation and Development, 2018.
PAIVA, Francis Arthuso. Práticas de letramento e produção de sentido de layouts na multimodalidade. In: Texto Digital. Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 98-127, jan./jun. 2021.
PAIVA, Francis Arthuso (org.). Professores transformadores de ambientes multimodais de aprendizagem: projetos de ensino de linguagens. São Carlos: Pedro&João, 2022.
PAIVA, F., GOMES, V. Proposta de matriz de produção de infográficos na escola: explorando a paisagem multimodal do canva.com. Revista do Sell. v.02, n. 11, 2022. (Aceito para publicação).
RIBEIRO, A. E.; NOVAIS, A. E. (Orgs.). Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHJ, 2013.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, Roxane. Gêneros discursivos do círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: Rojo, R. (org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
ROJO, Roxane. MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
SANTOS, Marcos Celírio dos. Ler múltiplas fontes: o desenvolvimento de habilidades para a leitura como processo investigativo. Faculdade de Letras da UFMG, 2021. (Tese de doutorado).
SARTORI, Adriane Teresinha. O processo de produção de textos escritos na escola: teorias e práticas. Pedro&João: São Carlos, 2019. ePUB.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
STREET, Brian. Literacy in theory and practice. Cambridge University Press, 1984.
STREET, Brian. What is new in new literacies? Current Issues in Comparative Education, vol. 5, n. 2, p. 77-91, 2003.
VILAS BOAS, Fabíola S. de O; Silva, Ferraz, Obdália S. (Org.). Ensino Remoto e Formação de Professores: construção de novos saberes para os processos educativos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.
VILLA-FORTE, L. 2019. Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI. Rio de Janeiro, PUC-Rio, 224 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.