Plataforma Wordwall: relato de experiência de um projeto de ensino para a criação de conteúdos digitais para apoio das práticas educativas

Autores

  • Eduardo Velasco Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Uberaba
  • Paula Teixeira Nakamoto Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.38961

Palavras-chave:

Produção de Conteúdos Digitais; Prática Docente; Recurso Didático.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um projeto de ensino, o qual consiste em verificar as possibilidades de criação de conteúdos digitais na plataforma Wordwall como recurso de apoio as práticas educativas. A pesquisa apresenta um estudo qualitativo, exploratório e descritivo fazendo uso de pesquisa bibliográfica, que visa  apresentar e discutir as possibilidades de criação  de atividades personalizadas  como: quizzes, competições, jogos de palavras, dentre várias outras atividades potencializando o processo de ensino e aprendizagem, dinamizando as aulas como forma de despertar a atenção dos alunos e inovando as práticas de ensino tornando as aulas mais atrativas e a aprendizagem mais significativa. Espera-se deste relato a disseminação do uso desse recurso tecnológico pelos professores estimulando sua formação e colaborando com a inserção destas tecnologias antes distantes e isoladas em seus espaços de atuação. O Wordwall possibilita um mundo cheio de opções, com a elaboração de inúmeras atividades de forma rápida e fácil, de acordo com a turma e faixa etária, facilitando o trabalho do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

JESUS, Rafaela Rodrigues de. MOTA, Vania Corrêa. Ensino remoto: apresentação de jogos da plataforma Wordwall para ensinar estatística nos anos iniciais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 06, Ed. 12, Vol. 04, pp. 102-122. Dezembro de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/apresentacao-de-jogos, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/apresentacao-de-jogos Acesso em: 29/06/2022

LOIOLA, B de A, MOURÃO, C, L. Jogo didático: a utilização do Wordwall® como abordagem metodológica para contribuição no processo de ensino aprendizagem. Belém, Revista Cocar. 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76968>. Acesso em: 29/06/2022 19:21

MONTEIRO. J.C.S. MARINHO, S.E.S., Jogos digitais como recurso didático para potencialização da aprendizagem. Anais do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação.2019.

NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos no ensino de ciências e biologia. Disponível em: < https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/InFor2120167/pdf >. Acesso em: 19 julho. 2022.

ROLINDO, J. M. R.; ALVES DOS REIS, M.; MACEDO MELO ANDRADE, J.; CAEXETA ARANHA, T.; O.A.B. MEIRELES, G. METODOLOGIA ATIVA DURANTE AS AULAS SÍNCRONAS COM O APLICATIVO WORDWALL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6484. Acesso em: 29 jun. 2022.

SANTOS, S. R. M., FERREIRA, D., MANESCHY, P. Concepções críticas sobre tecnologias digitais de informação e comunicação e processos de ensinar e aprender: contribuições possíveis para as práticas pedagógicas. Interfaces da Educação, v.11, n.32, p. 735 - 763, 2020. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/344291951 Acesso em: 21 julho 2022.

SILVA, José Victor Soares Da et al. Ensino da geometria plana com o auxílio da plataforma WordWall: uma experiência vivenciada no programa residência pedagógica. Anais do VI CONAPESC. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/issue/view/177>. Acesso em: 29/06/2022 19:21

SILVA, H., JAMBEIRO, O., LIMA, J., & BRANDÃO, M. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Disponível em https://www.scielo.br/j/ci/a/R75CxrQRQsGM8fyGCwgjZKD/abstract/?lang=pt. Acesso em 21 julho 2022.

Downloads

Publicado

29-06-2023

Edição

Seção

Relatos de experiência