Uso de materiais recicláveis como recurso didático para o ensino de ligações químicas
Recyclable materials such didactic tool to chemistry bonds teaching
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.40125Palavras-chave:
Ensino de Química; Prática docente; SustentabilidadeResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar as contribuições de modelos moleculares e iônicos elaborados com materiais recicláveis como recurso didático para o ensino de ligações químicas. Os modelos foram confeccionados artesanalmente com bolinhas de rollon previamente descartados, e utilizados como nas aulas de ligações químicas e geometria molecular em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Tefé, interior do Amazonas. Os resultados mostram que houve uma boa aceitação dos modelos pelos docentes e discentes. Os modelos confeccionados puderam representar a estrutura microscópica dos átomos, o arranjo das moléculas e fórmulas químicas, e contribuíram de forma satisfatória para aprendizagem do assunto de ligações químicas.
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