Puberdade, métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s):
uma análise de conhecimentos prévios com alunos do Ensino Fundamental de duas escolas municipais de São Mateus – ES
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i18.42000Palavras-chave:
Infecção Sexualmente Transmissível; Educação em saúde; Educação SexualResumo
O estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a visão dos discentes em relação ao conhecimento que possuem acerca da educação sexual, e a importância da temática no ambiente escolar e demais ambientes que coabitam. Foi realizada uma pesquisa semiestruturada com o intuito de conhecer as concepções que os discentes reconhecem, e a importância das mesmas. O estudo buscou compreender como a Educação em Saúde e a Educação Sexual são necessárias no cotidiano da sala de aula, e como um ambiente articulado que funciona para além das disciplinas de ciências/biologia são necessários, numa busca de compreensão do estudante como um ser em sua totalidade, tornando a transversalidade necessária para que diferentes abordagens sejam feitas. Foi possível corroborar, por meio da pesquisa, que ainda há uma defasagem significativa no que os estudantes compreendem dos processos de prevenção e sexualidade, o que torna necessário que os docentes passem por processos contínuos de formação, para que se atualizem, compreendam e participem na formação integral do sujeito.
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