O estágio curricular enquanto ato educativo no ensino médio integrado
entre a fantasia e a possibilidade
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i18.42201Palavras-chave:
Estágio curricular; ato educativo; ensino médio integradoResumo
Este artigo é parte da dissertação de mestrado que objetiva analisar até que ponto o estágio obrigatório tem cumprido seu papel enquanto ato educativo, contribuindo com a formação humana e a práxis profissional do discente de ensino médio integrado. O local da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, campus Catu. A metodologia utilizada, pautada nos pressupostos do materialismo histórico-dialético, é de caráter qualitativo, caracterizando-se como estudo de caso, compreendendo análise de leis, normas e documentos institucionais e realização de entrevistas semiestruturadas com discentes do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. A análise dos dados coletados foi realizada com base na Análise Temática de Conteúdo. A pesquisa demonstrou a existência de fragilidades e limitações percebidas pelos sujeitos da pesquisa na realização do estágio obrigatório, que acabam por precarizar o ato educativo do estágio.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a
centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1995.
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação do mundo do trabalho. 9. ed. São Paulo: Boitempo, 2007.
ANTUNES, Ricardo; PINTO, Geraldo Augusto. A fábrica da educação: da especialização. taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez, 2017.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008.
BRASIL. Resolução CNE/CEB 1/2021 -Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. MEC: Brasília, DF, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=167931-rcp001-21&category_slug=janeiro-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 27 de maio de 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CEB 6/2012 -Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. MEC: Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 de maio de 2021.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. Trabalho necessário, Niterói, v. 3, n. 3, 2005.
Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122. Acesso em: 07 jun. 2021.
COSTA, Rosemayre Alvaia Pinho. Estágio na educação profissional técnica de nível médio: a formação no mundo do trabalho. 2020. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
DARDOT, Pierre e LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Biotempo, 2016.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 5. ed. Campinas: Ed. Autores Associados, 2018.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 53. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa.In: Minayo, Maria Cecília de Souza (orga.) Pesquisa Social: teria, método e criatividade. 31. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Projeto Político Pedagógico da Instituição. Bom Jesus da Lapa: IF Baiano, 2014a.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Projeto Político Pedagógico da Instituição. Bom Jesus da Lapa: IF Baiano, 2014b.
KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada.
Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Brasília, v. 20,
n. 2, p. 13-36, 2016. Disponível em:
https://revista.trt10.jus.br/index.php/revista10/article/view/2. Acesso em: 11 maio 2021
LEITE, Priscila de Souza Chisté. Materialismo histórico-dialético e suas relações com a pesquisa participante: contribuições para pesquisas em mestrados profissionais. Revista Anhanguera, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 52-73, 2018. Disponível em:
https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/download/1405/1362.
Acesso em: 28 maio 2021.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 24. ed. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2006.
PACHECO, Eliezer (org.). Perspectivas da educação profissional e tecnológica de nível médio: proposta de diretrizes curriculares. Editora moderna. São Paulo: 2012.
PISTRAK, Moisey Mikhailovich. Fundamentos da escola do trabalho. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. 2008. Disponível em:http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integra do5.pdf . Acesso: 01 jun. 2021.
RAMOS, Marise. Práxis e Pragmatismo: Referências Contrapostas dos Saberes Profissionais. In: Seminário de Pesquisa: a crise da sociabilidade do capital e a produção do conhecimento, Rio de Janeiro, 3 e 4 de dezembro de 2009. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFF, UERJ e EPJJV, 2013. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/26568/LIVROS%20EPSJV%20001202.pdf;jsessionid=18C6031C1D49D1EA383D034F8B3A3280?sequence=2
RAMOS, Marise. Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil: um estudo a partir da formação dos trabalhadores técnicos da saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, UFRJ 2010. 290 p. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l148.pdf
SANTOS, Vivian Souza dos. Concepções e práticas de estágio curricular na Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek: ato educativo ou trabalho precário? Nova Iguaçu (RJ): 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2013.
SILVA, Rilda Simone Maia da. Estágio curricular e sua contribuição na construção da identidade profissional dos estudantes da Educação Técnica de Nível Médio. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
SOUZA, José dos Santos. Mediação entre a escola e o mundo do trabalho na formação de técnicos de nível médio. Revista Trabalho, Educação e Saúde, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 123-140, 2018, Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00095. Acesso em 06 abr. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lerise Santos Zóffoli , Heron Ferreira Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.