Capoeira escolar e a lei 10.639/2003

saberes socioculturais africanos e afrodiaspóricos no ensino na educação básica

Autores

  • Carlos Luis Pereira
  • Lucas Souza Brites Uneb Campus X
  • Hiosney Gerônimo Farias da Silva
  • Ceciliano Souza Rocha
  • Sildemar Estevão Venâncio
  • Neli Regina Corrêa Venâncio

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43045

Palavras-chave:

Capoeira; Educação Física escolar; Lei 10.639/2003; Étnico-racial; Alunos.

Resumo

Um dos desafios atuais da escola tem sido a busca por uma educação e ensino que valorizem e incorporem no currículo praticado os conhecimentos, cultura e história africana e afro-brasileira, conforme estabelecido pela lei decolonial n.º 10.639/2003, na educação básica. Dessa forma, o escopo central desta pesquisa é apresentar subsídios teóricos da capoeira, que representa um jogo, luta ou dança de historicidade africana, praticada há mais de quinhentos anos em todas as regiões do Brasil, como forma de resistência. Busca-se a inclusão da capoeira no currículo formal e real da Educação Física escolar para seu ensino em todo o processo educativo na educação básica. A justificativa configura-se no cumprimento deste marco legal avançado, e ainda se justifica pelos estudantes brasileiros finalizarem a educação básica com pouco ou nenhum conhecimento dos saberes, da ciência e da cultura africana e de sua diáspora. A metodologia delineada envolve a pesquisa bibliográfica em associação com a pesquisa documental em documentos educacionais legais atuais. Os resultados mostram que, mesmo com 20 anos da lei 10.639/2003, o ensino de saberes e culturas de matriz africana, como a capoeira, tem sido pouco garantido nas aulas de Educação Física. Conclui-se que a efetivação explícita da capoeira escolar nas aulas de Educação Física contribui para a valorização da pluralidade multicultural e multiétnica presente no país e nas escolas.

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Publicado

09-08-2024