Modalização Visual
uma proposta para análise de imagens em movimento
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i20.44075Palavras-chave:
UFMG; Modalização visual; Imagens em movimento; Modo câmera; Subjetividade.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma possibilidade para análise de imagens em movimento, observando a troca de planos do modo câmera como uma possível atividade modal. Sendo esta proposta um recorte de nossa tese de doutorado, a fundamentação teórica é composta pelos estudos acerca dos índices de modalização de Galinari (2018) e Moura Neves (2011), bem como pelas teorizações de Hodge e Kress (1988) sobre modalidade e Semiótica Social. Também devem ser citados Kress e Van Leeuwen (2006) sobre a Gramática do Design Visual (GDV) e, finalmente, Bordwell, Thompson e Smith (2017) e Iedema (2001) acerca dos estudos fílmicos que versam, pois, sobre imagens em movimento. Como método de trabalho, adotamos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso de um recorte da campanha de 90 anos veiculada pela UFMG no youtube, em 2017, intitulada “90 anos de histórias”. São nove vídeos em que analisamos a movimentação da câmera no intuito de refletir acerca da manifestação do envolvimento do produtor (UFMG) com as histórias contadas pelos personagens. Os resultados revelam que por meio da câmera, o produtor projeta a sua subjetividade, seu eu discursivo, através do que chamamos de modalização visual. Esta é composta por movimentos modalizadores de aproximação e afastamento que marcam a afinidade e o comprometimento do produtor com o enunciado dos personagens ao controlar o acesso do espectador à informação visual.
Downloads
Referências
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin; SMITH, Jeff. Film Art an Introduction. New York: McGraw-Hill Education, 2017. 50-111p.; 189-209p.
BURN, A. The Kineikonic mode: towards a Multimodal Theory of the Moving Image. MODE Working Papers. Londres: NCRM / MODE / IOE, 2013. Disponível em: https://aburn2012.files.wordpress.com/2014/04/kineikonic-mode-working-paper-june-2013.pdf Acesso em: junho, 2021.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social. Brasília: Editora UNB, 2001. 316p.
GALINARI, Melliandro Mendes. O Funcionamento Retórico-Discursivo dos Índices de Modalização: A Construção do Ethos. RIVISTA DI STUDI PORTOGHESI E BRASILIANI. Pisa, n.28, XX, p. 85-97, março de 2018.
GUALBERTO, C.; PIMENTA, S. M. de O. Representações do Feminino em Protagonistas da Disney sob uma ótica Multimodal a partir da Semiótica Social. In: GUALBERTO, C.; PIMENTA, S. (orgs.). Semiótica Social, Multimodalidade, Análises, Discursos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. p.14-65. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/semiotica-social Acesso em: junho de 2022.
HODGE, Robert; KRESS, Gunther. Social Semiotics. United Kingdom: Polity Press, 1988. 280p.
IEDEMA, Rick. Analysing Film and Television: A Social Semiotic Account of Hospital: an Unhealthy Business. In: LEEUWEN, Theo Van; JEWITT, Carey (eds). Handbook of Visual Analysis. Londres: Sage, 2001. 183-204p.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London; New York: Routledge, 2006. p. 46-156.
MOURA NEVES, M. H. Imprimir marcas no enunciado. Ou: A modalização na linguagem. In: ______. Texto e Gramática. São Paulo: Contexto, 2011. 151-221 p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/258516/mod_folder/content/0/i%20-%20moura%20neves%20imprimir%20marcas%20no%20enunciado.pdf?forcedownload=1. Acesso em: setembro, 2020.
TSENG, Chiao-I. Cohesion in Film: Tracking Film Elements. London: Palgrave Macmillan, 2013. 189p.
Material Audiovisual
ABRAÇO de gratidão. Produção: Cedecom UFMG. Belo Horizonte: TV UFMG, 2017. Disponível em: https://youtu.be/t0URPQphlqY Acesso em: junho de 2022.
COLECIONADOR de Histórias. Produção: Cedecom UFMG. Belo Horizonte: TV UFMG, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wuSoSfm8CSw&list=PLBv8koRm6pO1N8XLC4Y_JYNawd6yF4EiX&index=90&t=10s Acesso em: junho de 2022.
PEDIDO Especial. Produção: Cedecom UFMG. Belo Horizonte: TV UFMG, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1G8Czff9vCY&list=PLBv8koRm6pO1N8XLC4Y_JYNawd6yF4EiX&index=89 Acesso em: junho de 2022.
VONTADE de Viver. Produção: Cedecom UFMG. Belo Horizonte: TV UFMG, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZEzcyadowKo&list=PLBv8koRm6pO1N8XLC4Y_JYNawd6yF4EiX&index=88 Acesso em: junho de 2022.
UNIVERSO de Emoção. Produção: Cedecom UFMG. Belo Horizonte: TV UFMG, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0pOlv--j474&list=PLBv8koRm6pO1N8XLC4Y_JYNawd6yF4EiX&index=87 Acesso em: junho de 2022.
ANOS de Dedicação. Produção: Cedecom UFMG. Belo Horizonte: TV UFMG, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2qQbc_fJM2k&list=PLBv8koRm6pO1N8XLC4Y_JYNawd6yF4EiX&index=86 Acesso em: junho de 2022.
AMOR Passional. Produção: Cedecom UFMG. Belo Horizonte: TV UFMG, 2017.; https://www.youtube.com/watch?v=ccSRY6k9ug4&list=PLBv8koRm6pO1N8XLC4Y_JYNawd6yF4EiX&index=85 Acesso em: junho de 2022.
ESPAÇO de Descobertas. Produção: Cedecom UFMG. Belo Horizonte: TV UFMG, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5nLe5hBXTQ&list=PLBv8koRm6pO1N8XLC4Y_JYNawd6yF4EiX&index=83 Acesso em: junho de 2022.
AUTOR de Mudanças. Produção: Cedecom UFMG. Belo Horizonte: TV UFMG, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D_bLbYUSrb8&list=PLBv8koRm6pO1N8XLC4Y_JYNawd6yF4EiX&index=82 Acesso em: junho de 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Graciele Martins Lourenço
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.