Leitura da narrativa visual dos livros digitais do programa “Leia para uma criança”

analisando o(s) discurso(s) presente(s) nessas histórias

Autores

  • Denise Giarola Maia Instituto Federal de Minas Gerais
  • Tamires Helena de Souza

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i20.44212

Palavras-chave:

Literatura infantil; Livro digital; Semiótica Social; Discurso.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados parciais do projeto de pesquisa “Análise multimodal do design de livros digitais e aplicativos de Literatura Infantil”, que tem como propósito analisar o(s) discurso(s) presente(s) em cinco obras que compõem a coleção “Estante digital” do programa “Leia para uma criança”, a partir de categorias dos significados interacional e representacional, propostas por Kress e van Leuween (2021) e, posteriormente, refinadas para a análise de narrativas visuais por Painter, Martin e Unsworth (2014). Os dados e os resultados encontrados, até o momento, indicam que os recursos semióticos selecionados, durante o design dos protagonistas dessas histórias, favorecem a construção do discurso feminista, e também do discurso antirracista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Giarola Maia, Instituto Federal de Minas Gerais

Professora do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Branco), onde atua nos diversos níveis e modalidades de ensino, na educação básica e na superior. Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Viçosa (2009), mestrado em Teoria Literária e Critica da Cultura pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2012) e doutorado em Estudos linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018).

Tamires Helena de Souza

Estudante do curso de licenciatura em Pedagogia do IFMG – campus Ouro Branco e bolsista de Iniciação Científica - PIBITI CNPq.

Referências

ARCHER, Margaret. Being Human: The problem of agency. Cambridge: Cambridge University Press, [2000] 2003.

BARBOSA, Vânia. Do leitor ao leitor-olhante: percursos de uma leitura multimodal. In: SANTOS, Záira; GUALBERTO, Clarice. Semiótica social e multimodalidade: um tributo a Gunther Kress (e-book), Vitória, ES: EDUFES, 2023, p. 194 - 221, acesso em 30 de março de 2024, https://edufes.ufes.br/items/show/691

CASTRO, Letícia; MAIA, Denise. A relação dos recursos semióticos na construção narrativa dos livros digitais de literatura infantil do programa “Leia para uma criança”. In: Anais do X Seminário de Iniciação Científica do IFMG, Planeta IFMG. 2022a, acessado dia 14 de maio de 2024, disponível em https://sistemas.bambui.ifmg.edu.br/open_conference/index.php/sic/sic2022/paper/view/562

CASTRO, Letícia; MAIA, Denise. Análise Semiótica Social e Multimodal das obras da “Estante digital” do programa “Leia para uma criança”. In: Anais do I Jornada de Iniciação Científica de Linguística Aplicada da ALAB (JIC -ALAB/2022), 2022b, acessado dia 14 de maio de 2024, disponível em https://www.13cbla.alab.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=565

COELHO, Nelly. A Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 5 ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1984.

CANTON, Katia. Os contos de fadas e a arte. São Paulo: Prumo, 2009.

HODGE, Bod; KRESS, Gunther. Social Semiotics. Cambrigde: Polity Press, 1988.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 3ª ed. London: Routledge, [1996, 2006] 2021.

LUZ, Mariana; MAIA, Denise. O livro infantil no ambiente digital e a mobilização de outros recursos semióticos na produção do texto literário. In: Anais do XIV Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online), 2020, acessado em: 14 de maio de 2024, disponível em: https://plataforma9.com/congressos/xiv-congresso-internacional-de-linguagem-e-tecnologia-online-ciltec-online.htm

LUZ, Mariana; MAIA, Denise. Análise multimodal do design do livro “O menino e o foguete. In: Anais do Seminário de Iniciação Científica IFMG. Anais...Belo Horizonte(MG) IFMG, 2021, acesso em: 14 de maio de 2024, disponível em: https://www.even3.com.br/anais/planetaifmg/375017-analise-multimodal-do-design-do-livro-digital-o-menino-e-o-foguete/

PAINTER, C.; MARTIN, J.; UNSWORTH, L. Reading Visual Narratives: Image Analysis of Children’s Picture Books. Sheffield: Equinox, 2014.

REMENCHE, Maria; MACHADO, Paulo Henrique. Leitura e produção do livro de Literatura Infantil: do analógico ao digital, Revista Travessias, v.11, n.03, set/dez.2017, acesso em 03 de março de 2020, http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/18073

SILVA, Klícia Perfis feministas de Malala na Literatura infanto-juvenil, para formar crianças feministas. In: ALVES, Cristiane; JUNIOR, Waldemar; AMORIM, Joyce; SILVA, Giselle [et al]. Pesquisas sobre mulheres, gênero e identidades plurais na literatura e nas artes [recurso eletrônico]. Alegre: Fi, 2023, p. 213-232, acesso em 01 de outubro de 2023, https://www.editorafi.org/ebook/724-pesquisas-sobre-mulheres

SILVA, Tomaz (Org). HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 13. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. 11ª ed. São Paulo: Global, 2003.

Downloads

Publicado

19-08-2024