História e construção social do currículo de ciências na educação básica

Um olhar sobre o Ensino Fundamental nas escolas municipais de Rio Bananal/ES

Autores

  • Katia Demuner Fanchiotti UFES
  • Gustavo Machado Prado

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.45132

Palavras-chave:

Currículo; Ciências; Ensino.

Resumo

Essa pesquisa buscou identificar como o currículo de Ciências no município de Rio Bananal/ES esteve disposto ao longo da última década e primeiros anos da década atual, tendo em vista a formação discente voltada para a alfabetização científica, e como ele é realizado atualmente, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular e sua reflexão sobre a história do ensino de Ciências. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa envolvendo análise bibliográfica e documental nas seguintes fontes: Legislação, Diretrizes Curriculares e Planos de Ensino da disciplina de Ciências, disponíveis na Superintendência Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação e nas próprias Unidades de Ensino. Além disso, foi realizada entrevista semiestruturada junto a professores que ministram a disciplina de Ciências nas escolas que ofertam integralmente o Ensino Fundamental no município de Rio Bananal/ ES. Assim, ao analisarmos a história do ensino de Ciências no município de Rio Bananal/ES, podemos asseverar que esse ideário educacional tem uma forte influência do currículo estadual, além daquela que provém dos próprios professores que atuam nas escolas municipais.

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Publicado

25-06-2025