Aplicativo PlantNet como ferramenta para a aprendizagem sobre plantas daninhas
DOI:
https://doi.org/10.47456/5e96e859Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Ensino-aprendizagem, AgronomiaResumo
Os aplicativos digitais têm proporcionado ganhos significativos para o processo de aprendizagem. Esse estudo tem por objetivo descrever como o aplicativo PlantNet pode contribuir para a aprendizagem sobre plantas daninhas. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa em um curso de Agronomia de uma instituição federal de ensino superior, no estado do Ceará, no semestre 2024.2, com a participação de 23 alunos. Utilizou-se quatro abordagens: (I) instruções para download do aplicativo; (II) exploração das funcionalidades do aplicativo; (III) uso do aplicativo para pesquisa de espécie conhecida; e (IV) uso do aplicativo para identificação de espécies desconhecidas. Os alunos foram instruídos a realizar o download do aplicativo e, a partir da barra de ferramentas, a utilizar as funções “feed”, “grupos”, “identificação”, “espécies” e “perfil”. Realizou-se a busca pela espécie caruru (Amaranthus viridis), a qual já era conhecida pelos estudantes, obtendo informações sobre morfologia, classificação e distribuição. O aplicativo foi utilizado para identificar espécies que os estudantes haviam fotografado e que, até então, lhes eram desconhecidas, gerando uma série de informações. Conclui-se que o aplicativo PlantNet é uma ferramenta valiosa para o aprendizado sobre plantas daninhas, destacando as ferramentas digitais como essenciais para modernizar o ensino tradicional e torná-lo mais atraente e interativo.
Referências
ARAUJO, S. P.; VIEIRA, V. D.; KLEM, S. C. S. KRESCIGLOVA, S. B. Tecnologia na Educação: Contexto Histórico, Papel e Diversidade. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Licenciatura em Pedagogia - Universidade Estadual de Londrina, 2017.
BARROS, D. F.; ARAÚJO, N. F. Educação Básica: o ensino diante das novas tecnologias na educação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 11, n. 10, p. 104-113, 2019.
CARVALHO JUNIOR, A. F. P. As Tecnologias nas Aulas de Educação Física Escolar. In: XIX CONBRACE, 2017.
CERVELLI, J. Landscape Design with Plants: Creating Outdoor Rooms. Lecture at Kentucky School, 2005.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O manual Sage de pesquisa qualitativa. Sage, 2011.
EITZEL, M. V.; CAPPADONNA, J. L.; SANTOS-LANG, C.; DUERR, R. E.; VIRAPONGSE, A.; WEST, S. E.; KYBA, C. C. M.; BOWSER, A.; COOPER, C. B.; SFORZI, A.; METCALFE, A. N.; HARRIS, E. S.; THIEL, M.; HAKLAY, M.; PONCIANO, L.; ROCHE, J.; CECCARONI, L.; SHILLING, F. M.; DÖRLER, D.; HEIGL, F.; KIESSLING, T.; DAVIS, B.; JIANG, Q. Citizen Science Terminology Matters: Exploring Key Terms. Citizen Science: Theory and Practice, v. 2, n.1, 2017.
FARIA, G. H.; CORREA, S. D.; VAZ, C. E. V.; NASCIMENTO, E. C. O uso de mídias móveis aplicado ao ensino-aprendizagem de paisagismo. Arquitetura Revista, v. 16, n. 2, p. 361–379, 2020.
GONÇALVES, A.; SOARES, M. Occurrence of noxious weeds under different soil management systems. Applied Ecology and Environmental Research, v. 19, n. 1, p. 2061-2072, 2021.
JUAN, R.; DÍAZ, J. E. P.; ALAIZ, M.; MEGIAZ, C.; VIOQUE, J. Caracterización proteica de las semillas de once especies de amaranto. Grasas y Aceites, v. 58, n. 1, p. 49-55, 2007.
LIAW, S. S. Investigating students' perceived satisfaction, behavioral intention, and effectiveness of e-learning: A case study of the Blackboard system. Computers & Education, v. 57, n. 2, p. 1394-1404, 2017.
MELO, A. K.; ALBUQUERQUE, J. A. A.; SIQUEIRA, R.; SILVA, E.; MEDEIROS, R. D.; SOUZA, K.; SOUZA, L.; GONÇALVES, A.; SOARES, M. Occurrence of noxious weeds under different soil management systems. Applied Ecology and Environmental Research, v. 19, n. 1, p. 2061-2072, 2021.
MENEZES, P. H. S.; ALBUQUERQUE, J. A. A.; SMIDERLE, J. O.; MEDEIROS, R. D.; ALVES, J. M. A.; GIANLUPPI, D. Occurrence of weeds in areas submitted to tillage managements for soybean cultivation in the cerrado of Roraima. Planta Daninha, v. 37, n. 1, p. 1-7, 2019.
MILANEZ, É. C. M.; AOYAMA, E. M.; GRADELLA, D. B. T.; SOUZA, M. A. A. Identificando a flora do ambiente escolar e residencial. Health and Biosciences, v. 1, n. 3, p. 110-121, 2020
MOREIRA, H. J. C.; BRAGANÇA, H. B. N. Manual de identificação de plantas infestantes - Hortifrúti. Campinas: FMC, 2011. 510 p.
PAPASTERGIOU, M. Digital game-based learning in high school computer science education: Impact on educational effectiveness and student motivation. Computers & Education, v. 52, n. 1, p. 1-12, 2009.
PINTO, D. O. Tecnologia e educação: quais os desafios de implantá-la no ensino. Documento eletrônico, 2019.
PINTO, I. F.; CAMPOS, C. J. G.; SIQUEIRA. C. Investigação qualitativa: perspectiva geral e importância para as ciências da nutrição. Acta Portuguesa de Nutrição, v. 14, n. 1, p. 30-34, 2018.
SILVA, F. G.; DANTAS, A. S.; SANTOS, A. V. A arte na esqueletização de folhas com o uso do aplicativo plantnet. Revista de Desarrollo Sustentable, Negocios, Emprendimiento y Educación, v. 2, n. 12, p. 1-7, 2020.
SACCOL, E.; SCHLEMMER, A.; BARBOSA, J. M-learning e U-learning: Novas
Perspectivas da Aprendizagem Móvel e Ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
SILVA, M. L. O.; SILVA, M. T. O.; FILHO, A. B.; SANTO, A. C. E.; LEGEY, A. P. Proposta de sequência didática com o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do letramento científico. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 2, n. 2, p. 1-13, 2017.
SOARES, D. M. R.; TELES, G.; SENA, T. B. Q. L.; LOUREIRO, R. C.; LIMA, L. As Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na prática docente: Formação de professores Universitários. CIET:EnPED, 2018.
TEZANI, T. A educação escolar no contexto das tecnologias da informação e da comunicação: desafios e possibilidades para a prática pedagógica curricular. Revista FAAC, v. 1, n. 1, p. 35-45, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renata Fernandes de Matos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.






