Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação e transformação no processo de ensino aprendizagem
novas práticas de ensino e formação docente
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.46326Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Formação de Professores, Produção de Conteúdos Digitais; Prática Docente; Recurso Didático., Metodologias ativas, Inovação PedagógicaResumo
Este artigo aborda o impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação, com foco na transformação dos processos de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento profissional docente. O estudo busca investigar o potencial dessas tecnologias para enriquecer a prática pedagógica, facilitar o desenvolvimento de competências digitais nos educadores e promover uma educação mais inclusiva e interativa. A metodologia empregada incluiu uma revisão bibliográfica de estudos recentes, destacando tanto as oportunidades quanto os desafios da implementação das TDIC no contexto educacional. Entre os principais resultados, ressalta-se a importância da formação continuada dos professores, que deve incluir não apenas o domínio técnico das tecnologias, mas também o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas às demandas do século XXI. O trabalho conclui que a integração eficaz das TDIC ao processo educacional exige políticas públicas inclusivas, formação adequada dos docentes e a criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, capazes de fomentar o protagonismo estudantil.
Downloads
Referências
STRUCHINER, Miriam; GIANNELLA, Tais R. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação. Educação, tecnologia e sociedade: dimensões socioculturais das tecnologias digitais de informação e comunicação. Acesso em: 21 set. 2024.
MONTES, Paziana Veras. O Impacto da Tecnologia no Processo de Ensino-Aprendizagem no Ensino Fundamental. In: Construindo saberes no ensino fundamental. Rio de Janeiro: Editora Epitaya, 2024. ISBN 978-85-94431-45-5. Acesso em: 23 set. 2024.
SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana; SANTOS FILHO, Elzo Brito dos; RODRIGUES, Fábio Feitosa; MEDEIROS, Jéssica Marinho; TIMÓTEO, Luciene Carneiro da Silva Oliveira; MEROTO, Monique Bolonha das Neves; OLIVEIRA, Ricardo Furtado de; NARCISO, Rodi. As Contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para a Psicopedagogia no Processo de Ensino-Aprendizagem. Revista Foco, Curitiba (PR), v.16, n.11, p. 01-19, 2023. DOI: 10.54751/revistafoco.v16n11-231.
UNICEP. Educação e Tecnologia: Qual o Impacto da Tecnologia na Educação Moderna?. Disponível em: https://www.unicep.edu.br/post/educa%C3%A7%C3%A3o-e-tecnologia-qual-o-impacto-da-tecnologia-na-educa%C3%A7%C3%A3o-moderna. Acesso em: 25 set. 2024.
SILVA, Iury Fagundes da. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação de Pessoas com Deficiência: Um Diálogo Possível?. . Acesso em: 20 set. 2024.
AZEVEDO, José Daniel de Avelar; QUEIROZ, Mailson Santos de. A Tecnologia da Informação e Comunicação, e o Seu Uso no Âmbito da Educação no Brasil: Um Estudo Teórico-Bibliográfico. Revista Foco, 2024. Acesso em: 22 set. 2024.
VIDAL, Altemar Santos; MIGUEL, Joelson Rodrigues. As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea. Id on Line Rev. Mult. Psic., Maio/2020, vol. 14, n. 50, p. 366-379. ISSN: 1981-1179. Disponível em: http://idonline.emnuvens.com.br/id. Acesso em: 24 set. 2024.
VIANA JUCÁ, Alex Andrelino; SILVA, Dirceu da; ARAÚJO, Fábio José de; NASCIMENTO, Jeckson Santos do; SOUSA, Laura Silva de. Transformando a Educação: Integrando Tecnologias Digitais e Metodologias Inovadoras para um Currículo Personalizado e Interativo. Revista Ilustração, Cruz Alta, v. 5, n. 7, p. 155-166, 2024. Acesso em: 22 set. 2024.
NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Colaboração de Yara Alvim. Salvador: SEC/IAT, 2022. 116 p.
BRASIL PAIS DIGITAL. Tecnologia na educação: transformando o sistema de ensino para o futuro. Disponível em: https://brasilpaisdigital.com.br/tecnologia-na-educacao-transformando-o-sistema-de-ensino-para-o-futuro/#:~:text=A%20aplica%C3%A7%C3%A3o%20da%20IA%20no,necessidades%20espec%C3%ADficas%20de%20cada%20aluno. Acesso em: 20 set. 2024.
SOUSA, Robson Pequeno de; MIOTA, Filomena M. C. S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tecnologias Digitais na Educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. ISBN 978-85-7879-124-7. Disponível em: SciELO Books. Acesso em: 24 set. 2024.
PROESC. Tecnologia na Educação: Como a Tecnologia Está Transformando a Educação? Blog Proesc, 2024. Disponível em: https://www.proesc.com/blog/tecnologia-na-educacao/. Acesso em: 23 set. 2024.
MORAN, José; MATTAR, João. Diálogos sobre educação híbrida e digital. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2023.
MORAN, José; BACICH, Lilian. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
NÓVOA, António. Professores: libertar o futuro. Porto Alegre: Diálogos Embalados, 2023. 140 p.
GOMES, Juliana Leite Penteado. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino: a Lousa Digital Interativa (LDI) e seu potencial em atividades educacionais. Rio Claro, SP: Instituto de Biociências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eduardo Oliveira Velasco, Thiago Reis dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.