"Alimentação saudável" no programa residência pedagógica

uma jornada dialética em sala de aula

Autores

  • Felipe Augusto Fernandes Borges IFPR https://orcid.org/0000-0002-4812-9992
  • Amanda Tizott Bonfim IFPR - Campus Pitanga
  • Ana Luiza Taborda da Paixão Ribeiro Universidade Estadual de Maringá
  • Tatiana Bottega Pauloski IFPR - Campus Pitanga

DOI:

https://doi.org/10.47456/3tyv2582

Palavras-chave:

Alimentação Saudável; Pedagogia Histórico-Crítica; Ludicidade; Mediação Docente; Programa Residência Pedagógica

Resumo

Este artigo analisa a experiência do projeto "Alimentação Saudável" desenvolvido por residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) em turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de Pitanga (PR). Fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2013) e na Psicologia Histórico-Cultural (Vigotski, 2007), o projeto integrou conhecimentos científicos sobre nutrição às vivências cotidianas dos alunos por meio de estratégias lúdicas, como montagem de pirâmides alimentares 3D, jogos de classificação e produções artísticas. A metodologia seguiu os cinco passos dialéticos de Gasparin (2012), evidenciando o papel central da mediação docente na superação de desafios como diversidade cognitiva e conflitos interpessoais. Os resultados revelaram a transformação de percepções ingênuas dos alunos em consciência crítica sobre processamento de alimentos e desigualdades nutricionais, com impactos tangíveis como mudanças de hábitos familiares e incorporação dos materiais produzidos ao acervo pedagógico da escola. Conclui-se que a experiência consolidou-se como laboratório de práticas transformadoras, reforçando a alimentação como eixo transversal para discussão de justiça social e autonomia, além de validar o potencial formativo da residência pedagógica na articulação teoria-prática.

Biografia do Autor

  • Felipe Augusto Fernandes Borges, IFPR

    Doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná, Campus Pitanga e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História da Universidade Estadual de Maringá. É líder do Grupo de Pesquisa História, Educação e Cultura – GPHECULT (IFPR) e participa do grupo de pesquisa: Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) da Universidade Estadual de Maringá.

  • Amanda Tizott Bonfim, IFPR - Campus Pitanga

    Graduada em Pedagogia e pós-graduanda em Interdisciplinaridade e Docência na Educação Básica pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Pitanga.

  • Ana Luiza Taborda da Paixão Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá

    Graduada em Pedagogia pelo Instituto Federal do Paraná. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora da rede pública de ensino em Pitanga/PR.

  • Tatiana Bottega Pauloski, IFPR - Campus Pitanga

    Graduada em Pedagogia e pós-graduanda em Interdisciplinaridade e Docência na Educação Básica pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Pitanga.

Referências

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Publicado

26-12-2025

Edição

Seção

Relatos de experiência