Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
Artigos
Os artigos devem ser encaminhados em versão definitiva, já revisados e digitados com espaçamento 1,5, página formato A4 e tipologia Times New Roman corpo 12, com no mínimo 10 e no máximo 15 laudas, incluindo as referências bibliográficas. Ao final dos artigos devem vir as “referências bibliográficas” (não “bibliografia”), elaboradas de acordo com as normas da ABNT. Recomenda-se o mesmo conjunto de normas para a citação no corpo do texto. Os articulistas estrangeiros podem adotar as normas correntes em seus países ou instituições. Cada artigo deve vir acompanhado de dois resumos de até duzentas (200) palavras, um em inglês e outro na língua original do texto, apresentando em destaque suas palavras-chave. Ao final do texto, o autor deverá fazer uma pequena apresentação sobre a sua atuação profissional (máximo de três linhas).
Resenhas
As resenhas críticas devem versar acerca de livros de interesse para o ensino de línguas e literaturas, lançados em primeira edição há não mais que cinco anos. As resenhas devem ser encaminhadas em versão definitiva, já revisadas e digitadas com espaçamento 1,5, página formato A4 e tipologia Times New Roman corpo 12, com no mínimo 2 e no máximo 5 laudas. O subtítulo da resenha deve ser a referência completa ao livro resenhado, incluindo número da edição, ano de publicação, organizador/tradutor, caso haja, e número de páginas. Ao final do texto, o autor deverá fazer uma pequena apresentação sobre a sua atuação profissional (máximo de três linhas).
Propostas didáticas
As propostas didáticas devem apresentar esquemas de aulas, com objetivos e discussão acerca das atividades propostas. As propostas didáticas devem ser encaminhadas em versão definitiva, já revisadas e digitadas com espaçamento 1,5, página formato A4 e tipologia Times New Roman corpo 12, com no mínimo 5 e no máximo 15 laudas. Ao final dos artigos devem vir as “referências bibliográficas” (não “bibliografia”), elaboradas de acordo com as normas da ABNT. Recomenda-se o mesmo conjunto de normas para a citação no corpo do texto. Os articulistas estrangeiros podem adotar as normas correntes em seus países ou instituições. Ao final do texto, o autor deverá fazer uma pequena apresentação sobre a sua atuação profissional (máximo de três linhas).
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).