AS TIRAS HUMORÍSTICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA
Resumo
O presente estudo teve por objeto de análise as variedades linguísticas percebidas nas tiras humorísticas. Esse tipo de gênero imagético foi o escolhido por retratar com mais evidência a linguagem oral - objeto de estudo da Sociolinguística.
O corpus selecionado e analisado foi obtido por meio de uma pesquisa empírica quantitativa tendo por campo delimitado os livros didáticos adotados para o Ensino Médio das escolas estaduais do município de Aliança-PE.
A pesquisa foi fundamentada na Teoria Variacionista do linguista William Labov, bem como dos estudos dos pesquisadores Maria Maura Cezario e Sebastião Votre.
Os resultados obtidos mostram que mesmo as tiras retratando diálogos informais, a predominância é o uso de uma língua formal, ou seja, há uma falsa oralidade veiculada nesse tipo de gênero.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).