Prelúdio
Abstract
Texto do poema "Prelúdio", de Machado de Assis, editado por José Américo Miranda.Downloads
References
BORDIGNON, G.; GRACINDO, R. V. Gestão da educação: o município e a escola. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. Da S. Gestão da Educação: Impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2004.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.
_______. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Introdução. Ensino Fundamental. Brasilia: MEC/SEF, 1998.
______. [Plano Nacional de Educação (PNE)]. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico] : Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 86 p. – (Série legislação ; n. 125)
_______. Decreto Nº 7.611, de 17 de novembro de 2011.Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF, 2011.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 8ªed.-Brasilia: Câmara dos deputados, 1996.
______. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) Nº 13.146, de 06 de julho de 2015, 1ª Ed. – Brasília: Casa Civil, 2015.
______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
______. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO.1994.
______. Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009. Diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, Brasília, MEC: 2009.
DEGENNSZAJH, Raquel R. Desafios da gestão democrática das políticas sociais. In: ________. Capacitação em serviço social e política social, módulo 3. Brasília: UNB; CEAD, 2000.
FOCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 7. ed. Tradução de Luiz F. B. Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
______. História da Sexualidade 2: o uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. 12. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2007a
______. A ordem do discurso. 15. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007b.
MAZZOTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.
MENEZES, Eliana da costa Pereira de. A maquinaria escolar na produção de subjetividades para uma sociedade inclusiva. 2011. 189f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2011.
PESSOTTI, Isaias. Deficiência Mental: da Superstição à Ciência. São Paulo: Queiroz/EDUSP. 2012.
PLANO Municipal de Educação. [S.l]. 2015.
PROJETO Político-Pedagógico. [S.l]. 2011.
PROJETO Político-Pedagógico. [S.l]. 2016.
SANTOS, Boaventura de Souza. A construção multicultural da igualdade e da diferença. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, Rio de Janeiro: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 61 páginas, de 4 a 6 de setembro de 1995.
SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval. Pesquisa Participante: Alteridade E Comunidades Interpretativas. Revista de Psicologia – USP, 17. Pg. 11-41. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/3051/305123710008/
SECCHI, L. Políticas Públicas: Conceitos, esquemas, casos práticos. 2ª ed. São Paulo: Cengage Learning. 2013.
SILVA, M. Otto. Epopéia Ignorada – A História da Pessoa Deficiente no Mundo de Ontem e de Hoje. São Paulo: CEDAS, 1987.
VEIGA, Ilma Passos (org.). Projeto político-pedagógico da Escola: uma construção possível. 22ª Ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006.