A escolarização de textos machadianos em livros didáticos: edição e análise de "O espelho"
Abstract
Esta pesquisa tem caráter interdisciplinar, está inserida em três campos do saber: literatura, ensino e filologia. Neste estudo, analisamos a qualidade editorial do conto “O espelho”, de Machado de Assis, publicado em um livro didático. Além disso, descrevemos o corpus da pesquisa e investigamos os aspectos editoriais, linguísticos, literários e pedagógicos desse conto no livro didático. Para execução deste trabalho, seguimos princípios metodológicos de cada uma dessas áreas do saber. Em relação aos aspectos editoriais do conto no livro didático, detectamos que o texto apresenta variantes e erros, alguns introduzidos na transcrição da narrativa naquele livro, outros oriundos do texto-fonte. Em relação aos aspectos literários e pedagógicos, encontramos pontos positivos, como contextualização com informações acerca do autor e da obra, e a presença de questionários que ajudam o aluno a compreender aspectos estruturais da narrativa. Entretanto não há atividades de antecipação e outras que possibilitem ao discente relacionar o tema do conto ao conhecimento de mundo do estudante. Ou seja, no processo de escolarização, o conto sofreu alterações que o empobreceram estilisticamente, sendo as atividades propostas insuficientes para a interpretação do texto e para o aguçamento do interesse do aluno pela literatura.