Da técnica ao prato: os indícios da configuração de uma cozinha brasileira nos periódicos oitocentistas (notas de pesquisa)

Autores

  • Patrícia Merlo

Resumo

O século XIX foi marcado por uma série de mudanças estruturais que impactaram diretamente o Brasil. O Rio de Janeiro converteu-se no modelo de comportamento que deveria moldar o país. Nesse palco a elite local buscou se europeizar, assinalando mais profundamente a distinção entres os vários grupos que compunham essa sociedade. Uma novidade do período foram os livros de cozinha que incorporam os debates europeus sobre a temática da alimentação. Também os jornais locais ganham destaque, contudo,
ao fazerem circular anúncios e matérias que refletem demandas cotidianas, ajudam a identificar a presença de ingredientes, técnicas e pratos que nem sempre estariam contemplados nos livros de cozinha. No presente projeto, interessa-nos mapear a partir dos periódicos oitocentistas os indícios dessa cozinha com traços locais em processo inicial de divulgação. Partindo do arsenal da História Conceitual proposto por R. Koselleck, elegemos a moqueca como categoria a se mapeada, buscando identificar as camadas temporais que indicam a constituição desse prato. Por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin, acreditamos ser possível construir uma interpretação crítica, contribuindo para uma análise sistêmica e direcionada das fontes seriais indicadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-02-2022

Edição

Seção

Artigos