AS PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL A RESPEITO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores/as

  • José Elias Alves dos Santos

Resumen

Este artigo busca apresentar uma análise da pesquisa monográfica realizada durante o Curso de Especialização Uniafro: Política da Promoção da Igualdade Racial na Escola ofertado pelo Neab/UFES, que investigou as percepções de um grupo de professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil da Serra/ES, acerca de como ocorrem às relações étnico-raciais no espaço escolar, focando a infância e analisou como essas refletem em sua prática pedagógica. Utiliza-se principalmente de pesquisas que abordam a temática étnico-racial na educação infantil para subsidiar o estudo e também a Lei 10.639/2003. A metodologia empregada foi à descritiva, utilizando-se do estudo de caso para que se atingissem os objetivos propostos, adotando o questionário, a exploração de documentos e a entrevista como instrumentos para coleta de dados. Seus principais resultados confirmam as suposições destacadas pelos textos do nosso referencial teórico que os professores possuem dificuldades para enxergar o racismo na escola.

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Publicado

28-02-2020