TEORIA DA POLIDEZ E DISCURSO CINEMATOGRÁFICO: A PROPÓSITO DA (IM)POLIDEZ E DA CONSTRUÇÃO DE FACE EM ANTES E DEPOIS

Autores

  • Mariana Castro Atallah Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mayara de Oliveira Nogueira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Resumo

Este artigo realiza um estudo pragmático sobre as representações e estratégias de polidez, examinando o filme Before and After (título em português: Antes e Depois) , tendo como demarcação uma cena que vai dos 08 minutos e 55 segundos aos 12 minutos e 23 segundos. Busca-se verificar o uso da impolidez linguística entre os participantes de uma interação face a face ficcional, da relação e interação vivenciadas em nosso cotidiano. Para tanto, discutiremos e faremos algumas considerações breves sobre gênero multimodal, para posteriormente, comentar sobre a disciplina pragmática e mais especificamente a teoria da polidez, a qual nos desbruçaremos como linha teórica para a análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Castro Atallah, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada plena em Língua portuguesa e literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e mestre em Linguística por esta mesma instituição.

Mayara de Oliveira Nogueira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Bacharel em Direito pela Universidade Vila Velha (UVV). Licenciada plena em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e mestre em Linguística por esta mesma instituição. Atualmente cursa Doutorado em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

2016-07-03

Como Citar

ATALLAH, M. C.; NOGUEIRA, M. de O. TEORIA DA POLIDEZ E DISCURSO CINEMATOGRÁFICO: A PROPÓSITO DA (IM)POLIDEZ E DA CONSTRUÇÃO DE FACE EM ANTES E DEPOIS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 114–134, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/12208. Acesso em: 5 dez. 2021.