CONSIDERAÇÕES ACERCA DA VARIÁVEL ESCOLARIDADE E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A VARIAÇÃO ENTRE VERBO-SUJEITO NA 3PP NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

  • Maria Lidiane de Sousa Pereira Universidade Estadual do Ceará
  • Aluiza Alves de Araújo Universidade Estadual do Ceará.

Resumo

Intentamos, neste trabalho, analisar o comportamento da variável escolaridade sobre a variação na concordância verbal (CV) com sujeito na 3ª pessoa do plural (3PP) no Português Brasileiro (PB). Para cumprir tal interesse, realizamos um levantamento bibliográfico acerca dos estudos conduzidos à luz da Teoria da Variação e Mudança Linguística (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006 [1968]) ou Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008 [1972]) que observaram a manifestação do fenômeno em tela em diferentes regiões brasileiras e para os quais a variável escolaridade mostrou-se relevante. A partir dos resultados alcançados nos estudos considerados por nós, percebemos que quanto menor for o grau de escolaridade possuído pelos falantes, maiores serão as chances de haver o apagamento das marcas de concordância padrão entre verbo-sujeito junto à 3PP prescritas pela tradição gramatical. Em contrapartida, quanto maior o grau de escolaridade possuído pelo falante, maiores as chances de haver a manutenção da concordância. Esse fato pode indicar uma tendência de uso no que se refere a CV com a 3PP em função da variável escolaridade no PB falado em algumas regiões brasileiras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lidiane de Sousa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA/2014). Atualmente, é professora substituta do curso de Graduação em Letras da Universidade Regional do Crairi e bolsista CAPES de mestrado acadêmico. Atua na áre de Letras com ênfase em Linguístca, Sociolinguística Variacionista e Língua Portuguesa.

Aluiza Alves de Araújo, Universidade Estadual do Ceará.

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada  e do Curso de Graduação em Letras da Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de Linguística com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

03-07-2016

Como Citar

DE SOUSA PEREIRA, Maria Lidiane; ARAÚJO, Aluiza Alves de. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA VARIÁVEL ESCOLARIDADE E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A VARIAÇÃO ENTRE VERBO-SUJEITO NA 3PP NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 27–43, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/12242. Acesso em: 28 mar. 2024.