UNIDADES LEXICAIS DE CARÁTER NEOLÓGICO NO CENÁRIO POLÍTICO

Autores

  • Leidiani da Silva Reis Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

A criação lexical revela a capacidade dinâmica que acompanha constantemente as inovações da sociedade, característica imanente da linguagem. A esse processo de renovação lexical dá-se o nome de neologismo, estudo o qual nos propomos refletir e discutir numa perspectiva da Lexicologia, ramo da Linguística, a qual tem por objetivo o esboço geral do acervo de palavras de um determinado idioma. Para tanto, considerando os níveis de análise linguística relacionados à formação vocabular (ALVES, 2007), analisamos - na Língua Portuguesa – algumas unidades lexicais neológicas coletadas na imprensa escrita, mais especificamente no âmbito cibernético, em contextos da política nacional atual. Assim sendo, o presente trabalho pauta-se numa metodologia de cunho qualitativo, do tipo revisão bibliográfica e documental. Com a conclusão do referido artigo, confirmamos o caráter não estático do léxico, cujo acervo expande-se constante e indefinidamente, inclusive nos contextos midiáticos voltados à política, em função da incessante busca pela expressividade, os quais exploram os limites imprecisos para dar maior destaque aos seus textos, gerando nada menos que efeitos de sentido de ironia e/ou humor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leidiani da Silva Reis, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Atualmente é aluna regular, a nível de Doutorado, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, na área de concentração Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na linha de pesquisa dos estudos da linguagem: descrição dos fenômenos linguísticos, culturais, discursivos e de diversidade. É Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com pesquisa voltada para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). É Mestra em Letras (2012), também pela Unioeste, na linha de pesquisa dos processos lexicais, retóricos e argumentativos, com graduação em Letras pela referida Universidade (2008). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente em Linguística Textual. Trabalhou como Professora da graduação e da pós-graduação do Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena - AJES, sendo também orientadora de iniciação científica nos cursos de Licenciatura em Letras e Pedagogia. Foi Coordenadora Adjunta do Curso de Letras - AJES e Coordenadora do PIBID/Letras/AJES, fomentado pela CAPES.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

03-07-2016

Como Citar

REIS, Leidiani da Silva. UNIDADES LEXICAIS DE CARÁTER NEOLÓGICO NO CENÁRIO POLÍTICO. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 10–26, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/12248. Acesso em: 29 mar. 2024.