CONCEPÇÕES DE CRIANÇA E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL NA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Susanne Elfriede Memmel

Resumo

Resumo

Em pesquisa exploratória em documentos oficiais nacionais e, principalmente, do município de São Paulo, que orientam a Educação Infantil, procuramos detectar concepções de infância ao longo dos oitenta anos desse segmento da Educação Básica na capital paulista. Objetivamos observar as repercussões na área de linguagem durante o percurso histórico, assim como possíveis implicações para a pesquisa em linguística na Educação Infantil no momento atual.

Palavras-chave: educação infantil; interação; ensino de língua materna.

 

Abstract

Investigating federal and, more importantly, local official documents which provide guidance for early childhood and pre-school education, we pursue to discern the different concepts of childhood during the eighty years of this segment of the so-called basic education in São Paulo city. We aim to show the impact on the area of language during the eighty years trajectory, as well as possible implications for research in linguistics in early childhood and pre-school education.

Keywords: early childhood education; pre-school education; interaction; first language teaching.

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Publicado

2017-07-19

Como Citar

MEMMEL, S. E. CONCEPÇÕES DE CRIANÇA E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL NA CIDADE DE SÃO PAULO. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 332–343, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15241. Acesso em: 27 nov. 2021.