CAPA DE REVISTA: ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS PARA A PERSUASÃO E A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL
Resumo
À luz dos aportes teórico-metodológicos da Semântica Argumentativa, analisamos os recursos linguístico-enunciativos que constroem a argumentatividade em um exemplar do gênero textual/discursivo capa de revista informativa, visando a identificar os efeitos de sentido produzidos por eles. As estratégias utilizadas, no enunciado verbo-visual de composição da capa, demonstraram que, além de informar, as intenções do locutor foram: (1) levar o leitor a consumir a revista; (2) persuadir o interlocutor a concordar com a opinião do locutor; e (3) fazer uma crítica ao objeto do discurso em foco.
Palavras-chave: Argumentação. Recursos argumentativos. Capa de revista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS