REFLEXÕES SOBRE A POSIÇÃO-SUJEITO NA DISCIPLINA “ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA” DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSM

Autores

  • Adriele Delgado Dias Universidade Federal de Santa Maria
  • Grazielle da Silva dos Santos Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este artigo busca, de acordo com os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, compreender como o ementário da disciplina “Oralidade, Leitura e Escrita”, do Curso de Pedagogia da UFSM, autentica o perfil docente apontado no objetivo geral desse mesmo curso, a partir das tomadas de posição de sujeito identificadas. Para tanto, tomamos como corpus a ementa da disciplina, bem como o objetivo geral do curso, buscando explicitar o(s) sujeito(s) presentes nas Formações Discursivas analisadas. Os resultados revelam a existência de diferentes sujeitos: no objetivo geral do curso está pressuposto um sujeito-professor, enquanto que, na ementa da disciplina encontramos um sujeito que apenas adquire informações. Com isso, entendemos que a posição-sujeito existente na ementa gera uma contradição, o que nos faz refletir sobre o próprio papel de um curso de licenciatura: o de formar professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriele Delgado Dias, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga, graduanda em Letras- Espanhol e mestranda em Letras- Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM/RS.

Grazielle da Silva dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Letras Espanhol e Português, Mestre em Letras- Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM/RS

Downloads

Publicado

2017-12-17

Como Citar

DIAS, A. D.; SANTOS, G. da S. dos. REFLEXÕES SOBRE A POSIÇÃO-SUJEITO NA DISCIPLINA “ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA” DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSM. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 226–235, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17747. Acesso em: 25 jan. 2022.