LEITURA E MODALIZAÇÃO NO ENSINO: ANÁLISE DE ARTIGO DE OPINIÃO

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Resumo

Neste artigo, discutimos a aplicação do conceito de modalização em um artigo de opinião, refletindo sobre propostas de atividades voltada para alunos de Ensino Médio. Com base em Koch e Elias (2006, 2009), Geraldi (2011 [1997]), Santos, Cuba Riche e Teixeira (2012), Santos (2015), dentre outros, faremos uma síntese do estágio atual das pesquisas em leitura e escrita, enfatizando sua interface para o ensino. Da mesma forma, com base em Cabral (2010), Kebrat-Orecchioni (1997[1980]), dentre outros, traçaremos um panorama dos estudos atuais sobre modalização. Esperamos, com essas reflexões, demonstrar como é possível aplicar esse conceito ao ensino de língua portuguesa, exemplificando com a análise de um artigo de opinião.

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Biografia do Autor

Leonor Werneck dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Letras Vernáculas (Língua Portuguesa)

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Publicado

25-12-2017

Como Citar

DOS SANTOS, Leonor Werneck; CASTANHEIRA, Dennis. LEITURA E MODALIZAÇÃO NO ENSINO: ANÁLISE DE ARTIGO DE OPINIÃO. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 218–235, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/18380. Acesso em: 24 nov. 2024.