LEITURA E MODALIZAÇÃO NO ENSINO: ANÁLISE DE ARTIGO DE OPINIÃO
Resumo
Neste artigo, discutimos a aplicação do conceito de modalização em um artigo de opinião, refletindo sobre propostas de atividades voltada para alunos de Ensino Médio. Com base em Koch e Elias (2006, 2009), Geraldi (2011 [1997]), Santos, Cuba Riche e Teixeira (2012), Santos (2015), dentre outros, faremos uma síntese do estágio atual das pesquisas em leitura e escrita, enfatizando sua interface para o ensino. Da mesma forma, com base em Cabral (2010), Kebrat-Orecchioni (1997[1980]), dentre outros, traçaremos um panorama dos estudos atuais sobre modalização. Esperamos, com essas reflexões, demonstrar como é possível aplicar esse conceito ao ensino de língua portuguesa, exemplificando com a análise de um artigo de opinião.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS