O Parecer Descritivo Na Avaliação Do Ensino E Da Aprendizagem De Crianças Aprendendo Inglês Como Língua Estrangeira

Autores

  • Juliana Reichert Assunção Tonelli Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - Universidade Estadual de Londrina.
  • Bruna Alessandra Graef Bueno Mestranda no Mestrado em Letras Estrangeiras Modernas na Universidade Estadual de Londrina

Resumo

A avaliação é um elemento essencial no processo de ensino e de aprendizagem e por este motivo, é necessário que sejam selecionados instrumentos que auxiliem o professor a sistematizá-la. No ensino de língua inglesa para crianças (LIC), a avaliação é geralmente feita por meio de observação das atividades que são realizadas ao longo das aulas e, habitualmente, não segue critérios pré-estabelecidos tornando este processo demasiadamente subjetivo. O objetivo principal deste artigo é apresentar uma grade de critérios avaliativos norteadores (GCAN) para ser utilizada como instrumento orientador da avaliação e, posteriormente, na redação de pareceres descritivos (PD) para registrar e reportar para os pais e/ou responsáveiso desenvolvimento e a aprendizagem do aluno nas aulas de língua inglesa (LI). A GCAN foi proposta a partir da análise de PD de alunos do primeiro ano do ensino fundamental I de um colégio privado do norte do Paraná e, a partir da análise se observou a ausência de aspectos relacionados à aprendizagem da língua inglesa. Além da proposição da Grade apresentamos, com vistas a fornecer um exemplo concreto do uso da GCAN, um PD exemplificador fictício contendo informações hipóteticas de um aluno em situção de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Reichert Assunção Tonelli, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - Universidade Estadual de Londrina.

Docente no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas na Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

28-12-2019

Como Citar

REICHERT ASSUNÇÃO TONELLI, Juliana; GRAEF BUENO, Bruna Alessandra. O Parecer Descritivo Na Avaliação Do Ensino E Da Aprendizagem De Crianças Aprendendo Inglês Como Língua Estrangeira. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 9, n. 23, p. p.110–129, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/27895. Acesso em: 28 mar. 2024.