O Desenvolvimento De Capacidades De Linguagem De Alunos Da Educação Básica Para A Produção Textual Do Gênero Discursivo/Textual Conto Maravilhoso

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho
  • Aline Regina Lemes de Sene

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as capacidades de linguagem que alunos do 6º ano do ensino fundamental desenvolveram para a produção textual do gênero discursivo/textual conto maravilhoso, ao participarem de um processo de intervenção pedagógica, construído tendo como suporte a metodologia da sequência didática de gêneros. Os resultados demonstram que ao final da intervenção, o gênero tornou-se um instrumento semiótico para ação de linguagem dos alunos em situações comunicativas em que o querer dizer está relacionado a discutir, a fazer refletir sobre problemas sociais que se instituem nas relações humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Jacarezinho. Coordenadora de área do subprojeto PIBID Letras/Português-CJ.

Downloads

Publicado

12-07-2020

Como Citar

STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; LEMES DE SENE, Aline Regina. O Desenvolvimento De Capacidades De Linguagem De Alunos Da Educação Básica Para A Produção Textual Do Gênero Discursivo/Textual Conto Maravilhoso. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 24, p. 32–51, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/28849. Acesso em: 28 mar. 2024.