BILINGUISMO E MULTILINGUISMO EM TIMOR-LESTE: AQUISIÇÃO, INTERAÇÃO E ESTUDO DE CASO

Autores

  • Davi Borges Albuquerque Universidade de Brasília

Resumo

Este artigo analisa aspectos teóricos do bilinguismo e multilinguismo, aplicando-os a realidade de Timor-Leste, país lusófono onde a língua portuguesa convive com várias línguas nativas, incluindo a língua Tetun, que é língua oficial, junto com o português. Assim, após uma breve introdução que apresentará a situação multilíngue atual leste-timorense, será discutido como ocorre o processo de aquisição do bilinguismo, como o falante leste-timorense se comporta linguisticamente diante das diversas situações sociais que envolvam a escolha e o uso das diferentes línguas. Para finalizar, será realizado um estudo de caso com um falante leste-timorense nativo, que reside no Brasil desde 2009.

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Biografia do Autor

Davi Borges Albuquerque, Universidade de Brasília

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2012-11-05

Como Citar

ALBUQUERQUE, D. B. BILINGUISMO E MULTILINGUISMO EM TIMOR-LESTE: AQUISIÇÃO, INTERAÇÃO E ESTUDO DE CASO. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 1–17, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/3019. Acesso em: 8 dez. 2021.