VOZES QUE REVELAM: COMO ENTENDER A MANIPULAÇÃO NOS GÊNEROS MIDIÁTICOS ATRAVÉS DA POLIFONIA
Resumo
Este trabalho, inserido em uma perspectiva sócio-enunciativa de linguagem, objetiva investigar o modo como a polifonia auxilia no processo de interpretação de gêneros midiáticos, ajudando a desvendar, até mesmo, a argumentação implícita em textos, aparentemente, apenas informativos. Partindo-se dos postulados teóricos de Bakhtin (1999, 2005, 2003) e Ducrot (1987) a respeito de dialogismo e polifonia, e das contribuições de Charaudeau (2006) no que tange à caracterização dos gêneros midiáticos, propõe-se uma análise interpretativa e qualitativa de alguns enunciados de uma reportagem a fim de fornecer ao leitor recursos para a interpretação das estratégias de persuasão presentes em textos diversos, mesmo não sendo considerados “opinativos”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS