Relevância E Motivação: Propriedades Inerentes Da Aquisição De L2

Autores

  • Marina Xavier Ferreira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v10i26.32828

Resumo

Muitas pesquisas têm surgido na Pragmática social e cognitiva, e os estudos linguísticos tomaram um novo caminho. Esta nova perspectiva também aparece nos estudos de aquisição de línguas adicionais, com novas concepções de aprendizagem e elementos importantes para a aquisição de uma língua. Dentre eles está a motivação, que acreditamos ser um elemento crucial para a aquisição de línguas, bem como a relevância, propriedade cognitiva proposta por Sperber e Wilson (1986), que determina o processamento cognitivo em níveis de efeito e esforço. Nosso objetivo é identificar a relação entre as propriedades cognitivas relevância e motivação e determinar como essa relação influencia no processo de aquisição de segundas línguas. Para tanto, utilizamos como aporte teórico para esta pesquisa principalmente os estudos de Sperber e Wilson (2001,2005), Ryan e Deci (2000), Schwartz (2014), Tapia (2005, 2015), Kreitler (2013), entre outros. Pudemos perceber que a motivação e a relevância são propriedades cognitivas muito importantes para a aquisição de L2, que são elementos correspondentes e dependentes dos mesmos fatores cognitivos e sociais. No entanto, após relacionarmos as duas propriedades, inferimos que a relevância se sobrepõe à motivação, o que nos leva a supor que a motivação poderia ser um componente da relevância.

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

FERREIRA, Marina Xavier. Relevância E Motivação: Propriedades Inerentes Da Aquisição De L2. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 26, p. 174–193, 2020. DOI: 10.47456/pl.v10i26.32828. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/32828. Acesso em: 25 abr. 2024.