As Contribuições do PIBID - Língua Portuguesa para a formação da identidade docente: um panorama das atividades realizadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.33900

Resumo

Este artigo pretende apresentar um panorama de atividades desenvolvidas em um Colégio de Aplicação da Zona da Mata Mineira, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, como também as reflexões e aprendizados decorrentes de suas práticas. Tendo como embasamento teórico as discussões de Oliveira (2017), Ferreira (2005), Kunz et al. (2011), dentre outros, são apresentadas três perspectivas de atuação: a primeira delas aborda a Literatura, mais especificamente, poesias; a segunda constitui-se em um trabalho com o gênero textual crônica; a terceira evidencia a dinâmica de esquema de rodízio entre turmas. O trabalho visa divulgar a constituição dessas ações, os diversos pontos positivos para a escola, seus estudantes, professores e para nós, pibidianas, com ênfase na construção de nossa identidade docente. Para tanto, trazemos discussões a respeito do contexto de atuação, da necessidade de adaptação às dificuldades dos estudantes e do trabalho com Gêneros Textuais e Literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriely Caetano, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda de Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Alícia Durães de Faria, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio de Aplicação (CAp-COLUNI).

Arianny Lacerda, Universidade Federal de Viçosa

Estudante de graduação em Letras - Português/Francês pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou como bolsista PIBID no Colégio de Aplicação COLUNI. Atualmente, é professora-estagiária de Francês Língua Estrangeira (FLE) no Curso de Extensão em Língua Francesa (CELIF) da Universidade Federal de Viçosa.

Gabriela Pires, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Vínculo institucional atual: Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Downloads

Publicado

2021-04-19

Como Citar

ROSA CAETANO, G.; DURÃES DE FARIA, A.; CHAVES LACERDA, A. C.; DA SILVA PIRES, G. As Contribuições do PIBID - Língua Portuguesa para a formação da identidade docente: um panorama das atividades realizadas . PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 27, p. 25–39, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i27.33900. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/33900. Acesso em: 25 jan. 2022.