Letramento Crítico, Representatividade E Ensino De Língua Inglesa No Pibib
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.33922Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre uma aula de língua inglesa, cujo tema foi Representação da Mulher Negra na sociedade. A partir da leitura e discussão de textos sobre Letramento Crítico no ensino de língua inglesa no âmbito do PIBID, foi planejada e ministrada a aula mencionada em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de João Pessoa – PB. No intuito de promover com os alunos um desenvolvimento da leitura crítica sobre sua própria realidade, a aula foi dividida em três momentos. No primeiro deles, a leitura de textos multimodais sobre um filme que aborda a temática pretendida. No segundo, a discussão sobre representatividade da mulher negra e outras minorias desprivilegiadas. No terceiro, a produção de cartazes e sinopses a respeito de um filme fictício, que também abordaria questões de representatividade. Essa sequência de atividades permitiu que os alunos refletissem sobre as diversas realidades com as quais convivem, uma vez que outras temáticas relevantes foram abordadas durante a aula. Desse modo, defendemos que a promoção do Letramento Crítico permite a percepção e a análise de temáticas relevantes aos alunos, o que pode ser instrumento que leve à atuação cidadã destes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS