Discursos Em Dissenso: Um Olhar Semiolinguístico Sobre A Construção Argumentativa E O Ensino De Língua
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36777Resumo
Muito se discute sobre a importância de o professor levar para a sala de aula temas atuais, a fim de possibilitar a formação de alunos mais críticos e participativos na sociedade. No entanto, como desenvolver um trabalho significativo com textos em sala de aula? Quais são os desafios para quem tem o texto como objeto de ensino na contemporaneidade? A partir dessas reflexões/inquietações, com apoio principalmente nos pressupostos teóricos da Semiolinguística de Análise do Discurso, de Charaudeau, o trabalho em tela tem por objetivo analisar a construção argumentativa e os imaginários sociodiscursivos em tiras do Armandinho e em um texto jornalístico sobre o tema da privatização. Por meio da análise da construção dos argumentos e contra-argumentos e dos imaginários sociodiscursivos que engendram os discursos favoráveis ou contrários à privatização, com este trabalho, espera-se contribuir para o ensino da compreensão da significação indireta (CHARAUDEAU, 2018) e, por consequência, para a formação de leitores críticos.
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