Discursos Em Dissenso: Um Olhar Semiolinguístico Sobre A Construção Argumentativa E O Ensino De Língua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36777

Resumo

Muito se discute sobre a importância de o professor levar para a sala de aula temas atuais, a fim de possibilitar a formação de alunos mais críticos e participativos na sociedade. No entanto, como desenvolver um trabalho significativo com textos em sala de aula? Quais são os desafios para quem tem o texto como objeto de ensino na contemporaneidade? A partir dessas reflexões/inquietações, com apoio principalmente nos pressupostos teóricos da Semiolinguística de Análise do Discurso, de Charaudeau, o trabalho em tela tem por objetivo analisar a construção argumentativa e os imaginários sociodiscursivos em tiras do Armandinho e em um texto jornalístico sobre o tema da privatização. Por meio da análise da construção dos argumentos e contra-argumentos e dos imaginários sociodiscursivos que engendram os discursos favoráveis ou contrários à privatização, com este trabalho, espera-se contribuir para o ensino da compreensão da significação indireta (CHARAUDEAU, 2018) e, por consequência, para a formação de leitores críticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glayci Xavier, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Estudos de Linguagem (UFF), Professora de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da UFF, onde atua na Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa e na Graduação em Letras. Tem ampla experiência na Educação Básica. É uma das organizadoras e autoras do livro Semiolinguística aplicada ao ensino, publicado pela Editora Contexto (2021). Sua pesquisa tem como principal foco os textos argumentativos, os modos de organização do discurso, os textos verbo-visuais, sobretudo os quadrinhos, e o ensino de língua e literatura.

Ilana Rebello, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Letras (UFF), Professora de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense, onde atua na Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos da Linguagem, na Lato Sensu em Língua Portuguesa e na Graduação em Letras. É uma das organizadoras e autora de um capítulo do livro Semiolinguística aplicada ao ensino, publicado pela Editora Contexto (2021). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: semiolinguística, mídia, leitura, interpretação e escrita.

Nadja Pattresi, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Estudos de Linguagem e Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também atua na Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa. Tem experiência na Educação Básica, em nível fundamental e médio, em redes municipais e no segmento federal de ensino. É coautora da coleção Apoema de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental (Editora do Brasil, 2018) e autora de capítulo publicado na coletânea Semiolinguística aplicada ao ensino, pela Editora Contexto (2021). Sua área de interesse concentra-se, sobretudo, nos estudos do texto e do discurso, bem como nas pesquisas sobre o ensino de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

19-12-2021

Como Citar

KELLI REIS DA SILVA XAVIER, Glayci; DA SILVA REBELLO, Ilana; PATTRESI DE SOUZA E SILVA , Nadja. Discursos Em Dissenso: Um Olhar Semiolinguístico Sobre A Construção Argumentativa E O Ensino De Língua. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 297–317, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36777. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36777. Acesso em: 23 abr. 2024.