Axiologia E Linguística: Uma Reflexão Sobre Os Valores Sociais E A Mentira No Currículo De Políticos

Autores

  • Rosani Muniz Marlow Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/MA)
  • Maria da Penha Pereira Lins UFES

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36789

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre texto e valores na educação para uma sociedade democrática, considerando uma notícia política (EXAME, 2019), justificada pelo fato de a escola estar comprometida numa relação de forças de ação política que frequentemente a desqualifica. A metodologia faz a interface Axiologia (ARANHA, 1989; FREIRE, 1996), Linguística Textual (KOCH, 2011; CAVALCANTE, 2016) e Pragmática (GRICE, 1982). Numa perspectiva linguística, a análise mostra uma organização textual estratégica da notícia, por parte da jornalista, para reprovação da mentira e exposição dos mentirosos e, por parte dos políticos, a negação da mentira e o esforço para atenuá-la ou recategorizá-la. Numa perspectiva sociopolítica, o processo de conscientização sobre valores deve fazer a conexão escola e vida. Assim, ao mesmo tempo em que a ética precisa fazer parte da formação política do aluno para (co)administrar a cidade para o bem-comum, espera-se que os governantes tenham essa formação e sejam exemplos de cidadania para os educandos, o que o fato noticiado contradiz. Por fim, numa perspectiva educacional, instituições e educadores comprometidos com o ideal crítico e democrático precisam desempenhar seu papel ético pelo necessário exercício da interação dialógica e da respeitosa convivência humana, para formar um cidadão crítico e uma sociedade democrática.

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Biografia do Autor

Rosani Muniz Marlow, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/MA)

Mestre em Estudos Linguísticos (PPGEL/UFES)

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Publicado

19-12-2021

Como Citar

MARLOW, Rosani Muniz; LINS, Maria da Penha Pereira. Axiologia E Linguística: Uma Reflexão Sobre Os Valores Sociais E A Mentira No Currículo De Políticos. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 147–167, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36789. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36789. Acesso em: 25 abr. 2024.